3 de set. de 2013

Entre euforia e desconfiança, Kaká é comparado a Gullit, Sheva e Pirlo

A volta de Kaká ao Milan não causou apenas euforia na Itália. Dividiu opiniões. De um lado, muitos torcedores deixaram claro na sua recepção que apoio não faltará para a sua recuperação. Do outro, diversos analistas e até alguns "tifosi" foram frios e lembraram da queda de rendimento do brasileiro de 31 anos nas últimas quatro temporadas em Madri. Chegaram até a comparar o risco de sua contratação a outros retornos fracassados de ídolos, como o de Gullit, em 1994, depois de brilhar entre 87 e 93, e Schevchenko, artilheiro de 99 a 2006 que nem balançou as redes no regresso em 2008. Mas houve também quem lembrasse que Pirlo, aos 32 anos, passa por boa fase desde que vestiu de novo a camisa do Juventus.
Uma das vozes mais contundentes contra a chegada de Kaká foi de Roberto Maroni, governador da região de Lombardia e amigo de Silvio Berlusconi, dono do Milan. Torcedor famoso do clube, deixou claro que a negociação não o empolgou.
- Ouvi falar de uma troca entre El Shaarawy e Kaká. Ainda bem que não aconteceu. Teria sido um desastre. Todos nós guardamos boas recordações de Kaká, mas prefiro olhar o futuro - disse Maroni, referindo-se ao rumor que surgiu durante a segunda-feira de que o jovem atacante de 20 anos seria envolvido na negociação com o Real.
kaka (Foto: Claudia Garcia)Fã leva a camisa de Kaká na loja do Milan no centro da cidade: mais vendida do dia (Foto: Claudia Garcia)
Torcedores menos famosos também mostram certo pessimismo com a volta de Kaká ao Milan. Mas deixam transparecer que o passado do craque pesa mesmo na avaliação.
- Eu tenho as minhas dúvidas. Este Kaká não é o mesmo de quatro, cinco anos atrás. Não quero ser pessimista, mas temo que possa ser um fracasso este regresso. Esperemos que ele volte a ser aquele de antes, ou pelo menos 80% desse jogador, já seria bom - disse o torcedor do Milan, Nico Alba, 47 anos, empregado de uma agência de seguros.
amigos Marco di Lernia e Nico Alba, kaka (Foto: Claudia Garcia)Marco di Lernia e Nico Alba, torcedores do Milan:
volta de Kaká divide opiniões (Foto: Claudia Garcia)
Seu amigo, Marco di Lernia, de 27 anos, põe a culpa do declínio em José Mourinho, treinador do Real Madrid, e deposita esperança no retorno do brasileiro.
- Do ponto de vista físico, nos últimos quatro anos, Kaká não esteve muito bem. Não jogou e encontrou treinadores que não o motivaram, como o Mourinho. Agora, esperemos que, voltando neste ambiente onde ele é muito amado, e talvez com uma posição de protagonista como armador do time, Kaká volte a jogar como antes - comentou.
Os torcedores dos principais adversários do Milan no Campeonato Italiano parecem não temer muito o retorno de Kaká. Apesar dos elogios à nova dupla formada pelo brasileiro e Mario Balotelli, alguns acha que o clube não fica mais forte com o meia.
- Não me assusta o retorno de Kaká por nada mesmo. Sigo o futebol italiano há muitos anos e acho que após quatro temporadas fora desse campeonato ele não renderá muito no time de Allegri. As sopas aquecidas nem sempre são válidas, e o Milan não reforçou nada a sua defesa, que deixa muito a desejar - disse Franco Pedrasoli, aposentado de 62 anos, torcedor do Juventus.
kaka (Foto: Claudia Garcia)Camisa 22 de Kaká divide espaço com as de El Shaarawy e Balotelli na loja do Milan (Foto: Claudia Garcia)
Apesar das vozes dissonantes, um dos índices de popularidade mais significativos aponta que Kaká ainda desfruta de muito prestígio com os torcedores. Um dia após o anúncio, as lojas oficiais do Milan venderam dezenas de camisas do craque com o número 22.
- Hoje só vendemos camisas de Kaká, mais ninguém procurou por outros jogadores - disse o responsável pela loja do Corso Vittorio Emanuele, no centro da cidade.
Fato é que Kaká devolveu entusiasmo aos torcedores de um clube órfão de ídolos desde a sua saída em 2009 e de Ibrahimovic e Thiago Silva no ano passado, aplacada apenas pela contratação de Balotelli no início de 2013. Muitos acham que o camisa 22 não terá sucesso em sua segunda etapa no Milan por causa da idade avançada e da perda de velocidade e potência física nos últimos anos em Madri. Mas a jornalista Alessandra Bocci, da "Gazzetta dello Sport", principal redatora das páginas sobre o time rubro-negro, por exemplo, comparou num artigo de opinião a transferência do brasileiro a de Pirlo para o Juventus e ao retorno de Mourinho ao Chelsea.
Kaká tem de mexer as suas pernas, que talvez não respondam como antes, mas ele tem coração e cabeça. Por vezes, esses 'músculos' também contam"
Alessandra Bocci, jornalista
da 'Gazzetta dello Sport'
- Kaká tem hoje 31 anos, e Pirlo chegou ao Juventus com 32. Kaká foi acolhido com entusiasmo pelos torcedores e ceticismo pelos comentaristas. É possível que tenham razão os números, e que Kaká não seja mais um jogador para o Milan. Mas, agora, Kaká tem de acabar com a tradição negativa das voltas ao clube. Ele tem inteligência, técnica e motivação para fazer isso. No fundo, todos voltam para casa. Mourinho fez o mesmo e foi acolhido como um herói em Londres. Kaká não é um treinador e tem de mexer as suas pernas, que talvez não respondam como antes, mas ele tem coração e cabeça. Por vezes, esses 'músculos' também contam - disse a jornalista, que seguiu de perto os anos de ouro do meia brasileiro no clube italiano.
Apoiadores ou críticos, todos estão ansiosos para ver a volta do meia a San Siro, que já tem data marcada. Kaká será apresentado oficialmente nesta quinta-feira de manhã, no centro de treino de Milanelo, onde também vai fazer sua primeira atividade sob a orientação do técnico Massimiliano Allegri. A primeira partida oficial do brasileiro deve ser contra o Torino, em Turim, em 14 de setembro. Em seguida, volta a disputar a Liga dos Campeões pelo clube. Enfrenta o Celtic, em Glasgow, pela Liga dos Campeões, no dia 18. Só depois, dia 22, joga em Milão, diante do Napoli.
kaka (Foto: Claudia Garcia)Camisa com a reprodução da capa desta terça do jornal italiano "Gazzetta dello Sport" (Foto: Claudia Garcia)

Nenhum comentário: