10 de set. de 2013

Em casa, Rússia passa por Israel e empurra Portugal para segundo

A seleção da Rússia fez valer o mando de campo e derrotou Israel por 3 a 1, nesta terça-feira, no estádio Petrovsky, em São Petesburgo, pelas elminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014. Com a vitória, o time de Fabio Capello retomou a liderança do Grupo F, com 18 pontos: um a mais que o segundo colocado, Portugal. Terceiro na tabela, com 12 pontos conquistados, Israel praticamente deu adeus ao sonho de classificação para o Mundial no Brasil.
Após um primeiro tempo de muita dificuldade para romper a defesa adversária, a Rússia abriu caminho para a vitória logo no início da etapa final. Aos quatro minutos, o zagueiro Berezutskiy marcou o primeiro. Pouco depois, aos seis, o atacante Kokorin ampliou com um belo chute de fora da área. Aos 29, Glushakov fez o terceiro da Rússia. Zehavi, nos acréscimos, descontou para Israel.
A duas rodadas do fim, a Rússia depende apenas das próprias forças para ficar com a vaga direta para a Copa de 2014. O time terá pela frente os lanternas da chave, Luxemburgo e Azerbaijão, ambos fora de casa. Duas vitórias garantem o passaporte dos russos para o Brasil.
Berezutskiy e Alexander Kerzhakov russia fol israel (Foto: Agência Reuters)Zagueiro Berezutskiy comemora primeiro gol da Rússia contra Israel (Foto: Agência Reuters)
Já Israel terá confronto direto com Portugal na próxima rodada, fora de casa, e encerra a participação diante da Irlanda do Norte, em Tel Aviv. Os israelense preciam vencer os dois jogos e ainda torcer por um tropeço dos portugueses diante de Luxemburgo na última partida para seguir sonhando com a classificação para o Mundial.
Os jogos decisivos estão marcados para os dias 11 e 15 de outubro. Os primeiros colocados de cada um dos nove grupos das elminatórias europeias estão automaticamente classificados para a Copa de 2014. Os oito melhores segundo colocados disputam a repescagem.
Primeiro tempo sem gols
Jogando com o apoio da torcida e precisando da vitória, o time de Fabio Capello partiu com tudo para o ataque desde o primeiro minuto da partida. No entanto, os russos encontraram um adversário bem fechado e, apesar do total domínio na posse de bola, tiveram bastante dificuldade para entrar na defesa israelense.
A primeira boa chegada da Rússia só veio aos 20 minutos, em jogada aérea. Fayzulin cruzou pela esquerda e Shirokov quase surpreendeu o goleiro Aouate de cabeça: a bola chegou a tocar de leve o travessão. Pouco depois, a dupla do Zenit funcionou novamente. Fayzulin fez mais uma boa jogada pela esquerda e cruzou para Shirokov, nas costas da zaga. O meia acertou um bonito voleio, que pegou na rede pelo lado de fora.
Com problemas para romper a última linha de Israel, a Rússia tentou chegar com chutes de fora da área, mas as finalizações de Fayzulin e Kokorin saíram por cima do gol. Pelos lado dos visitantes, as melhores chances saíram dos pés do meia do Maccabi Tel Aviv, Eran Zehavi, que em jogadas de contra-ataque, finalizou duas vezes com perigo ao gol Igor Akinefeev, mas o primeiro tempo terminou mesmo em 0 a 0.
Zagueiro abre caminho, e Rússia marca três
Na volta do intervalo, o time russo continou pressionando e chegou ao gol em uma jogada curiosa. O zagueiro Berezutskiy robou bola na intermediária e tocou para Shirokov na direita. O meia tentou cruzar, a bola desviou na defesa e voltou para Berezutskiy, que mostrou categoria na área e tocou no canto direito do goleiro Aouate para abrir o placar.
Dois minutos depois, a Rússia ampliou em um belo gol de Kokorin. O atacante do Dínamo Moscou recebeu de Samedov na entrada da áera e bateu de primeira, no ângulo, para delírio da torcida. Em desvantagem, o time de Israel precisou sair para o jogo e abriu espaço para o ataque russo, que continou levando perigo e quase transformou o placar em goleada na sequência, com Kerzhakov e Shirokov.
Mas o terceiro gol só saiu aos 29 minutos, quando Dzagoev fez jogada na área e a bola bateu na mão do meia israelense Zehavi: pênalti. Shirakov cobrou na trave, mas Glushakov pegou o rebote e colocou na rede, marcando 3 a 0 para a Rússia.
Nos acréscimos, Zehavi, melhor jogador de Israel na partida, se redimiu da penalidade máxima e descontou para os visitantes, de cabeça.  Mas a partida terminou mesmo com vitória da Rússia por 3 a 1.

Nenhum comentário: