7 de set. de 2013

Com um terço do salário de Moreno, Hernane tem números a seu favor

Na ponta do lápis, os atacantes do Flamengo vivem a matemática de diferenças. Marcelo Moreno chegou ao clube com status de grande reforço, salário três vezes maior do que o de Hernane e, até pouco tempo, tinha assegurada a vaga de titular. Em campo, porém, os números jogam a favor do Brocador, artilheiro do time na temporada com 20 gols, principal goleador da equipe no Brasileirão - com cinco - e, ao lado de Elias, dono do posto também na Copa do Brasil, com três.  Mano Menezes é o responsável por fechar a conta e decidir quem ficará com a vaga.
Marcelo Moreno tem 12 jogos no Brasileirão, sendo dez como titular. E fez dois gols. Sua média é de um gol a cada nove finalizações. Hernane disputou 12 partidas na competição, sendo oito como titular, com média de um gol a cada 5,6 finalizações.
Para o ex-jogador e hoje comentarista da Rede Globo, Junior, a matemática é simples e conta a favor do Brocador. Ele explica a razão em um português claro.
- Não tenho dúvida de que o Moreno tem mais recursos técnicos do que o Hernane. Porém, pela entrega, comprometimento com a recuperação da posse de bola e o momento, o Brocador, pelos números, tem que jogar.  Nesse momento e principalmente pela posição na tabela, o Flamengo não pode se dar ao luxo de ter no banco um jogador que vem fazendo o que o time precisa, que são os gols - analisou Junior.
Com Mano, Moreno tem sido titular absoluto e, até agora, só deu lugar a Hernane, seu reserva imediato, por dois motivos: contusão e convocação para a seleção da Bolívia.
Chamado para defender seu país, ele foi substituído pelo camisa 9 na última rodada do Brasileirão. O Brocador garantiu o placar de 2 a 1 sobre o Vitória (veja no vídeo acima) e, ainda com a ausência do boliviano, seguirá na equipe diante do Cruzeiro, domingo, em Belo Horizonte.
- Sabia que a briga com Moreno seria uma disputa boa. É o trabalho que vai mostrar quem tem que ser titular - afirmou Hernane.
INFO Comparativo Hernanes e Marcelo Moreno flamengo (Foto: Editoria de arte)(Foto: Editoria de arte)
Entra e sai do Brocador
Nos dias que antecederam o jogo com a Portuguesa, válido pela 12ª rodada do Brasileirão, Moreno sentiu um problema na coxa direita. Foi a senha para Hernane ganhar a vaga. Logo na partida seguinte, o camisa 9 brilhou ao marcar dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, sendo um deles de letra.
Com Moreno ainda em recuperação, Hernane seguiu como titular diante de Goiás e São Paulo. O boliviano, então, melhorou e retomou a vaga diante do Grêmio. Na ocasião, por conta de uma cláusula entre os dois clubes na negociação do atacante, a escalação geraria um custo de R$ 300 mil. O valor será abatido de uma dívida que o time do Sul tem com o Rubro-negro, ainda pela compra de Rodrigo Mendes.
Hernane voltou para o banco, sem criar polêmica, mas surpreso por ter saído.
- Atacante vive de gols. Não esperava ter saído, foi opção do treinador. Tenho que corresponder em todos os jogos. Respeito a opinião do treinador se for para ficar no banco. Procuro ajudar o Flamengo de qualquer maneira - destacou o Brocador.
marcelo moreno hernane flamengo (Foto: Editoria de Arte)Marcelo Moreno (à esquerda) tem números inferiores a Hernane (à direita) (Foto: Editoria de Arte)
Jejum de Moreno e a grife do “iluminado” Hernane
Enquanto Marcelo Moreno não vive boa fase e está há nove partidas sem balançar as redes, Hernane curte a boa fase e os dois gols sobre o Vitória, na quarta-feira.
- Sou um iluminado, estou sempre no lugar e na hora certa. As bolas sobram e eu estou fazendo os gols. Quero que essa luz brilhe para mim até o fim da carreira - vislumbrou o camisa 9.
Em fevereiro, já com a nova diretoria, Hernane renovou seu vínculo com o Flamengo até março de 2016 e teve belo reajuste salarial.
O atacante seguiu fazendo gols, mas perdeu a titularidade conquistada no início da temporada.  Depois dos gols de Hernane diante do Vitória, Mano Menezes disse que, caso continue assim, ele deve se firmar no time. Segundo o treinador, “não é grife que define a posição de titular” na sua equipe.
Os gols do Brocador estão na moda do Flamengo, a ponto de Hernane destacar sua estampa de artilheiro. Questionado se teria grife, ele parece não ter entendido bem, sorriu e afirmou:
- Acho que sim.
Hernane gol Flamengo contra o Vitória (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Hernane comemora um dos gols contra o Vitória (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Nenhum comentário: