14 de jul. de 2013

Vasco estreia Dorival no primeiro clássico de Mano pelo Flamengo

As duas maiores torcidas do Rio se reencontram bem longe do Maracanã, palco dos grandes confrontos do Clássico dos Milhões, ou do Engenhão, onde as equipes se enfrentaram nos últimos anos. Vasco e Flamengo jogam no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30m deste domingo, de olho na renda da partida e no salto na tabela de classificação. Como sabor especial, um duelo particular nos dois bancos de reservas. Dorival Junior faz sua primeira partida na volta ao Vasco, justamente contra o ex-clube, e Mano Menezes estreia em clássicos no Rio.
É provável que todos 66.306 ingressos sejam vendidos, o que daria ao clássico o maior público deste campeonato - por enquanto, o posto é de Santos 0 x 0 Flamengo (63.501). Os torcedores tentarão empurrar seus times para longe da zona da degola. O Flamengo está dentro dela, em 18º lugar, com sete pontos. O Vasco tem um a mais e ocupa o 15º lugar. 
Os cruz-maltinos não vencem os rubro-negros há quase sete anos por Brasileiros (fizeram 3 a 1 em outubro de 2006). Para tentar quebrar esse jejum, terão a estreia de Dorival Júnior, treinador do Flamengo até quatro meses atrás. Ele tem ótimo retrospecto neste clássico pelos dois lados: tem uma vitória na época de Vasco e duas vitórias e um empate na época de Flamengo.
Mano Menezes terá pela frente seu terceiro jogo oficial no comando do Flamengo - empatou por 2 a 2 com o Coritiba, pelo Brasileiro, e derrotou o ASA por 2 a 0, pela Copa do Brasil. Acostumado à rivalidade no Rio Grande do Sul, pelo Grêmio, em São Paulo, pelo Corinthians, ele terá seu primeiro clássico no Rio. O Premiere 1 exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.
 
header as escalações 2
Vasco: com apenas três dias de trabalho na sua volta ao Vasco, o técnico Dorival Junior vai fazer, pelo menos, quatro mudanças na equipe. O atacante Eder Luis, que estava afastado por critério técnico por Paulo Autuori, volta ao time titular, ao lado de André. As outras mudanças são nas laterais, com Nei na direira e Wendel na esquerda. A última mudança é a provável escalação de Fellipe Bastos no meio de campo. Nos últimos dias o novo treinador testou Abuda, que vinha jogando com Autuori, depois Fillipe Soutto e no último treinamento Bastos entre os titulares. O técnico testou as duas opções e deve escalar a equipe com Michel Alves, Nei, Rafael Vaz, Renato Silva, Wendel; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda), Pedro Ken e Alisson; Eder Luis e André.
Flamengo: em clássicos, Mano só revela a escalação no limite da partida, 45 minutos antes de a bola rolar, e só porque manda a regra. No último treino, ele trabalhou com portões fechados no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga. À distância, no entanto, foi possível ver que promoveu o retorno do meia-atacante Gabriel, que ficou fora contra o ASA-AL, e Carlos Eduardo, que havia sido barrado. Gabriel, no entanto, ainda não tem escalação confirmada, pois se recupera de uma forte dor na garganta. Uma opção seria escalar o volante Val e adiantar o posicionamento de Elias no meio-campo. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Elias e Gabriel (Val); Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: o colombiano Santiago Montoya continua sem ser regularizado. O clube, através de investidores, ainda não acertou o pagamento ao All Boys, que, assim, não liberou a documentação. Lesionados, Rodolfo e Bernardo estão no departamento médico. O veterano Juninho, que voltou e assinou contrato até o fim do ano na sexta-feira, ainda não está regularizado.
FlamengoMano tem todos os jogadores à disposição.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Vasco: Alisson, Elsinho e Luan.
Flamengo: Luiz Antonio.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Grazianni Maciel Rocha (RJ) apita o jogo auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ). Esta será a primeira partida arbitrada por Grazianni neste Campeonato Brasileiro. Na edição do ano passado, ele comandou três partidas, com média de seis cartões amarelos por jogo, não aplicou nenhum vermelho, deu 30,7 faltas de média por partida e marcou um pênalti. O campeonato atual tem média de 4,1 amarelos, 0,2 vermelho, 33 faltas e 0,2 pênalti por partida.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Vasco:  é uma das equipes que mais sofrem faltas no Brasileirão (115 em seis jogos). Porém, enfrenta o time que menos cometeu infrações na competição (74). Entre os times da Série A, o Vasco é segundo time que menos gols marcou no ano (42), superando apenas o Bahia (32). Para piorar, o artilheiro da equipe ainda é Bernardo, com sete gols, que está lesionado e dificilmente volta a jogar neste campeonato. Depois, vem Tenorio, que tem seis gols, vive má fase e está no banco de reservas. A defesa do Vasco, ao lado de Criciúma e Atlético-PR, é a que mais sofreu gols nas seis primeiras rodadas: 13.
Flamengo: o Flamengo não perde desde 2006 para o maior rival em Campeonatos Brasileiros. Já são dez jogos de invencibilidade (quatro vitórias e seis empates). O Fla disputou duas partidas no Mané Garrincha neste Brasileirão e empatou as duas, contra Santos (0 a 0) e Coritiba (2 a 2). O Fla é o time que mais finaliza no Brasileirão: foram 107 chutes contra os adversários, marcando sete gols, o que representa um aproveitamento de apenas 6%. Por outro lado, por ser o time que menos comete faltas (74), deve dar poucas chances nas bolas paradas ao Vasco.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
O título de tricampeão brasileiro conquistado pelo Vasco em 1997 teve sabor ainda mais especial pela goleada aplicada sobre o arquirrival. Edmundo foi o grande destaque dos 4 a 1 sobre o Flamengo do técnico Paulo Autuori, pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro. O Animal marcou três vezes, e o lateral Maricá marcou o outro do time comandado por Antônio Lopes, que tinha outros grandes nomes como Carlos Germano, Mauro Galvão e Juninho Pernambucano. Junior Baiano marcou o gol rubro-negro, que tinha Juan, Athirson, Sávio, Renato Gaúcho, entre outros. Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.

Nenhum comentário: