5 de jul. de 2013

Secretário minimiza ensaio sensual no Mané Garrincha: 'Nu artístico'

musa brasiliense mané garrincha   (Foto: Divulgação)Musa do Brasiliense exibe faixa com referência à
Fifa durante o ensaio no estádio (Foto: Divulgação)
O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, minimizou nesta sexta-feira o polêmico ensaio sensual da musa do Brasiliense realizado dentro do Estádio Mané Garrincha. Para ele, a autorização concedida pelo governo para as fotos da modelo na arena foi para "nu artístico" e uma forma de zelar pela liberdade de expressão.
- Nos solicitaram a autorização para um ensaio fotográfico sensual no estádio. O governo não faz censura. Se chegar outro pedido para um ensaio fotográfico, vamos conceder. E pelo que me consta, as pessoas só poderão acessar as fotos se quiserem. Quer dizer, elas não estarão expostas, é algo restrito. Acho que faz parte da liberdade de expressão. Se é um nu artístico, quem somos nós para questionar - disse Cláudio Monteiro.
O secretário citou exemplos de ensaios nus em outros países para justificar as fotos tiradas no novo estádio da capital federal, e disse não temer nenhuma repercussão negativa para a imagem da cidade ou do Estádio Mané Garrincha.
- Não acredito que isso prejudique a imagem do estádio. Eu acho natural. Vi esses dias uma foto na Espanha, com várias pessoas nuas no centro da cidade. Depois repetiram na Alemanha, na França. Então, no nível de civilidade e liberdade de expressão que temos nos dias de hoje, isso é normal.
De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), não foi cobrada nenhuma taxa do Brasiliense para a realização do ensaio, seguindo padrão adotado para outros trabalhos fotográficos já realizados dentro do Mané Garrincha. Palco da abertura da Copa das Confederações deste ano (Brasil 3 x 0 Japão) e de sete jogos do Mundial de 2014, o novo Mané Garrincha tem custo estimado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal em R$ 1,4 bilhão. Segundo o GDF, o valor será menor: algo em torno de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o acompanhamento da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério do Esporte, a arena da capital federal é a mais cara entre todas que estão sendo construídas ou reformadas para a Copa do ano que vem.
"Padrão Fifa": brincadeira não agradou
Sobre o ensaio, Cláudio Monteiro criticou apenas a brincadeira feita pelo Brasiliense usando o nome da Fifa: em uma das fotos divulgadas pelo clube, a modelo aparece segurando uma placa com a inscrição "Musa Padrão Fifa". No entanto, o secretário isentou o governo de qualquer responsabilidade.
- O que não pode é usar o nome da Fifa. Isso acho que eles não permitem. Então, ao fazê-lo, o clube estará sujeito a ter que se explicar. Espero que tenham analisado se isso teria ou não alguma consequência. O governo apenas autorizou o ensaio. Como se comportaram lá,  é uma questão de foro íntimo - disse o secretário.
musa brasiliense mané garrincha   (Foto: Divulgação)Modelo fica nua no camarote presidencial, mas Brasiliense promete cuidado na publicação (Foto:Divulgação)
Responsável por coordenar o ensaio, o gerente do site do Brasiliense, Paulo Henrique Lorenzo, defendeu o uso do bordão, e disse não acreditar que o clube possa sofrer algum processo por conta da brincadeira. Segundo ele, não houve nenhuma intensão de ironizar a entidade máxima do futebol, mas sim destacar a organização da Fifa como algo positivo.
- A única coisa que estão achando ruim é a questão da faixa. Mas não foi com o intuito de ironizar ou criticar. Usamos com o lado positivo. Tudo o que a Fifa organiza é bem feito, de qualidade. Queríamos apenas dizer que nossa musa também é. Não acredito (que possam processar o clube), não tem nada a ver.
Paulo Henrique contou ainda que evitou fazer fotos da modelo completamente nua no gramado e no camarote do estádio, e que haverá uma seleção criteriosa das imagens que serão divulgadas no site do clube.
- Não fizemos ela nua no gramado. No camarote, tem poucas, mas vamos tomar cuidado na seleção de todas. A maior parte das fotos dela sem roupa mesmo são dentro do vestiário.
A intenção do Brasiliense é publicar o ensaio completo da modelo Rita Christina Camargo (Chris) nos próximos dias. Desde dezembro de 2011, o clube mantém em sua página na internet uma seção com ensaios periódicos de musas completamente nuas, liberadas apenas para maiores de 18 anos

Nenhum comentário: