10 de jul. de 2013

Presidente do Flu celebra acordo com Maracanã: 'Voltamos para casa'

"A torcida tricolor está muito orgulhosa por voltar à sua casa". Com essas palavras, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, celebrou a assinatura por 35 anos do contrato com o Complexo Maracanã Entretenimento S.A, que administrará o estádio. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, no Salão Nobre das Laranjeiras, o dirigente tricolor, ao lado do presidente do consórcio, João Borba, comentou o acordo (assista ao vídeo).
Pelo contrato, o Fluminense terá o direito à renda de 43 mil ingressos em todos os jogos nos setores localizados atrás dos gols. O restante, como camarotes e área vip, ficará com o concessionário. Para compensar o fato de não explorar as demais áreas, o clube exigiu que o custo das partidas fosse zero para os cofres do clube. Dessa maneira, mesmo que o estádio receba um público pequeno, o Flu não terá prejuízo.
- Criamos um modelo, e o clube se sente seguro de entrar nele. Se for equilibrado e dentro do que planejamos, os dois vão sair ganhando. Cláusulas garantem que ninguém sairá em prejuízo. Se sair na média, como planejamos, será excelente para os dois. Pagaremos o percentual sobre a nossa parte da Federação e o imposto sobre serviço. O resto, não há nenhum tipo de custo. Nos últimos anos, em diversas oportunidades, tivemos de tirar dinheiro dos cofres do clube para cobrir prejuízos nas partidas. Isso agora acabou. E estamos voltando para casa - disse Peter Siemsen.
O presidente explicou como será feita a divisão dos ingressos no contrato do clube com o consórcio do Maracanã.
- Vamos ter a receita de 43 mil ingressos em lugares fixos. Os demais cabem ao consórcio. O modelo protege o clube. Nos demais ingressos, o sócio do clube terá prioridade na compra, mas não descontos, já que não cabe a nós. De qualquer maneira, o Fluminense vai se sentir em casa, a torcida vai perceber isso - prosseguiu.
Peter Siemsen coletiva Fluminense estádio (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Presidente do Flu assina contrato com consórcio e utilizará o Maraca (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Uma das novidades para a torcida tricolor será sua localização dentro do estádio. Antigamente, apenas quando o time enfrentava o Flamengo os torcedores do Flu ficavam à direita das cabines de rádio - entrada pela Uerj, próximo à saída das estações de metrô e trem. Agora, o setor será sempre ocupado pelos tricolores, independentemente de quem for o adversário. O time ainda terá loja dentro do Maracanã e vestiário personalizado.
- Estamos trabalhando com lugar fixo, vestiário, sala de atendimento ao torcedor. Não dá para ficar mudando. Somos sócios no projeto e teremos infraestrutura dentro. A torcida tricolor está muito orgulhosa por voltar à sua casa. Foram anos em que o Fluminense não teve casa - disse Peter Siemsen, revelando que existem "cláusulas de saída" para encerrar o contrato em caso de insatisfação de uma das partes (assista ao vídeo).
Ao comentar se haverá condições diferentes num possível acordo com o Flamengo, que continua a negociar com os integrantes do consórcio, João Borba, foi econômico nas palavras.
- Cada clube tem as suas necessidades. Um clube não tem mais vantagem que o outro.
Divisão das torcidas
Estádio Maracanã (Foto: Agência AFP)Maracanã receberá clássico entre Fluminense e  
Vasco no próximo dia 21 (Foto: Agência AFP)
A data do retorno ao Maracanã já está marcada. No próximo dia 21, o Flu encara o Vasco, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio. Ainda sem definir se a divisão dos ingressos será de 50% ou os vascaínos ficarão com apenas 10%, o presidente diz que deve haver divisão das torcidas no local.

- A ideia é segregar independentemente da divisão da negociação entre os clubes. Mas existem áreas em comum. Na área VIP e nos camarotes as pessoas vão conviver de forma pacífica e educada - explica.

Apesar de ressaltar que a prioridade é de jogos de futebol, o mandatário tricolor não descartou abrir o estádio para shows. 

- Futebol tem prioridade, mas queremos o sucesso da operação. Se tiver proposta de um grande show e formos jogar, sem demérito, contra o Friburguense ou na Copa do Brasil na primeira fase, de repente economicamente para os dois é melhor ter evento.

Nenhum comentário: