17 de jul. de 2013

NA VOLTA AO RIO, FLA JOGA PARA O GASTO, BATE O ASA E SEGUE NA COPA DO BRASIL

  • pelas beiradas
    Os gols
    O Fla apostou em jogadas pelo lado para vencer. Foram 24, contra apenas 10 do ASA, incluindo os dois gols, de Elias e Marcelo Moreno.
  • Cartão de visitas
    Bruninho
    Em sua estreia pelo Fla, o meia-atacante mostrou vontade. Em 30 minutos, tentou 12 passes, sendo nove certos (incluindo a assistência).
  • posse
    ASA em casa
    Apesar de jogar fora de casa, o ASA conseguiu mais posse de bola (54% a 46%), em especial no segundo tempo, quando chegou a empatar.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
132 comentários
Não foi suficiente para matar uma saudade que já durava 88 dias. Primeiro, pelo futebol apresentado em campo. Segundo, porque um jogo apenas é muito pouco. Mas ao menos o Flamengo retornou ao Rio de Janeiro, após quase três meses, com vitória. Em exibição morna e sem muita inspiração, o Rubro-Negro fez 2 a 1 no ASA de Arapiraca, nesta quarta-feira, em Volta Redonda, manteve os 100% de aproveitamento na Copa do Brasil, e avançou às oitavas de final. Elias, capitão na ausência de Léo Moura, e Marcelo Moreno fizeram os gols, enquanto Osmar anotou para os alagoanos, que chegaram a pressionar no segundo tempo depois do empate. Apenas 2.284 pessoas pagaram ingresso no retorno do Fla, para renda de R$ 61.386,00.
Elias gol Flamengo x ASA (Foto: Ide Gomes / Ag. Estado)Elias comemora primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o ASA de Arapiraca (Foto: Ide Gomes / Ag. Estado)
A vitória foi a terceira consecutiva sob o comando de Mano Menezes, e o time agora está há seis partidas sem perder. O adversário na fase seguinte sairá de sorteio a ser realizado pela CBF por conta das entradas do Vasco e dos participantes da Libertadores na competição. No próximo domingo, o Flamengo encara o Internacional, no estádio Centenário, às 16h (de Brasília), em Caxias do Sul, pela oitava rodada do Brasileirão. Já o ASA tenta escapar da zona de rebaixamento da Série B em confronto com o Atlético-GO, sábado, às 21h, em Arapiraca.
Fla domina, cria pouco, mas sai na frente
Com os desfalques de Léo Moura, Gabriele Carlos Eduardo, e um meio-campo com uma nova formação, o Flamengo demorou um pouco para se encontrar em campo. Ainda assim, não precisou fazer muito para controlar as ações. Mais avançado, Elias jogava próximo do trio Paulinho, Nixon e Moreno, mas ficou distante de Val e Paulinho. O buraco dificultou as triangulações comuns ao time na Era Mano e a solução por muitas vezes era arriscar de fora da área. Moreno e Paulinho optaram pela alternativa e não foram felizes.
Se não pressionava com volume de jogo no campo ofensivo, os oito escanteios em 25 minutos, além de três faltas da intermediária, mostravam a superioridade rubro-negra. De negativo, a dificuldade para concluir. Na melhor oportunidade, Gilson evitou o gol em um desvio de um companheiro contra a própria meta. Bem postado, o ASA bloqueava a entrada da área e mantinha Moreno longe da bola.
Precisando inverter uma vantagem rubro-negra de dois gols, o time alagoano se aventurava timidamente no ataque pelas laterais. Entretanto, facilitava a missão da defesa ao fazer cruzamentos da intermediária. Quando foi ao fundo, com Gilsinho, levou perigo, e Wallace afastou. Apesar da posse de bola, o Flamengo criava pouco e coube a González subir ao ataque e cruzar na medida para que Moreno finalizasse pela primeira vez, em boa cabeçada para fora.
Elias Flamengo x ASA (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)Apesar de mais avançado, Elias foi importante também na marcação (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
Tudo indicava para um primeiro tempo morno, sem lances de maior emoção, quando Val encontrou João Paulo livre na linha de fundo. O lateral-esquerdo, que sofre com a sombra de André Santos, muito próximo de um retorno à Gávea, foi perfeito e cruzou rasteiro para Elias marcar de letra. Boa trama, belo gol, e único suspiro de bom futebol nos 45 minutos iniciais.
ASA empata, assusta, e Bruninho estreia com destaque
Em ampla vantagem no confronto, o Flamengo voltou para o segundo tempo sonolento, já administrando o resultado, e foi punido. Sem ter muito o que perder, o ASA se jogou no ataque e conseguiu o empate. Aos 11, Valdivia, que entrou no intervalo, serviu bem Léo Gamalho na esquerda e correu para área. O cruzamento foi bom e encontrou Osmar no segundo pau. O lateral dominou, olhou para Felipe e encheu o pé: 1 a 1. Faltavam dois gols para os alagoanos pintarem a zebra em Volta Redonda.
O time de Arapiraca acreditou que era possível e passou a pressionar os rubro-negros. Uma série de cruzamentos na área deu trabalho aos zagueiros, e Felipe teve que entrar em ação para impedir gol de Didira em bom chute do bico da área. A empolgação do ASA deu espaços para o Flamengo contra-atacar. Paulinho, muito veloz, aproveitou bem uma dessas oportunidades, arrancou e serviu Elias. Livre na área, o camisa 8 concluiu mal de primeira, para defesa de Gilson.

A boa jogada não diminuiu a coragem do ASA, que continuou se mandando para o ataque. A dificuldade de criar jogadas, porém, tornou o ritmo do jogo mais lento, como se as duas equipes esperassem o apito final. Bruninho, porém, não queria saber de sossego. Em sua estreia pelo Flamengo, o meia-atacante entrou acelerado e praticamente garantiu a vitória dos cariocas. Em alta velocidade, aproveitou bobeada da zaga do ASA, roubou a bola de Jorginho e cruzou com capricho para Moreno fazer o gol de voleio. Sexta vitória rubro-negra em seis jogos na Copa do Brasil, bom cartão de visitas do baixinho que veio do Atlético Sorocaba, e fim de papo em Volta Redonda

Nenhum comentário: