17 de jul. de 2013

Morre pilota Vanessa Daya, que sofreu acidente no Autódromo de Brasília

A pilota Vanessa Daya, de 31 anos, que estava internada em estado muito grave no Hospital de Base, no Distrito Federal, morreu na madrugada desta quarta-feira. A competidora, da equipe Moto com Batom, havia sido internada após sofrer uma forte queda durante corrida válida pela terceira etapa do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade, neste domingo.
Segundo informações da empresa “Capital Racing Motociclismo”, organizadora do evento, Daya sofreu o acidente na 7ª volta da prova, ao perder o controle de sua moto ao passar por um trecho com terra após uma tentativa de ultrapassagem, na chamada Curva da Piscina. Ela caiu em uma espécie de valão no Autódromo Internacional de Brasília. De acordo com testemunhas do acidente, a moto capotou várias vezes, caiu em cima de Vanessa, quebrou o capacete da pilota e provocou um grave trauma encefálico. Daya foi socorrida imediatamente, atendida em um posto médico e transferida para o hospital.
Vanessa Daya, pilota do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade. Atual campeã da categoria Superbike com Batom (Foto: Divulgação/Facebook)A pilota Vanessa Daya, de 31 anos, era a atual campeã da categoria Superbike com Batom do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade (Foto: Divulgação/Facebook)
Após dar entrada no Hospital de Base, Vanessa Daya passou por uma cirurgia para a implantação de dois cateteres para estabilizar a pressão intracraniana, e outro para a drenagem no tórax. No entanto, a pilota não reagiu positivamente aos procedimentos e foi submetida a mais uma intervenção cirúrgica na região craniana no fim da tarde da segunda-feira. Com o estado gravíssimo em decorrência do edema cerebral e da fratura na face, Vanessa permaneceu sendo monitorada pela equipe clínica do hospital, e também foi acompanhada de perto pelo chefe da equipe médica do campeonato, Christiano Flores.
Na terça-feira, os médicos chegaram a suspeitar de morte cerebral de Vanessa. A paciente foi submetida a exames para confirmar o quadro. A pilota passou por um ecodoppler - exame que avalia as funções neurológicas do paciente - e voltou a apresentar resposta aos estímulos, descartando a morte cerebral.
Vanessa pilotava uma moto de 600cc no momento do acidente (Foto: Divulgação/Facebook)Vanessa pilotava uma moto de 600cc no momento
do acidente (Foto: Divulgação/Facebook)
O presidente da Federação de Motociclismo do Distrito Federal, Carlos Senise, convocou uma comissão formada por especialistas em motovelocidade para analisar as condições do acidente. A comissão iniciou o trabalho na tarde da última terça-feira e deve investigar o estado de conservação da moto pilotada por Vanessa, assim como os equipamentos de segurança pessoal da pilota e as condições da pista do Autódromo Internacional de Brasília, no momento em que ocorreu o acidente.
O relatório da comissão, composta por nomes como o diretor nacional de Motovelocidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Roberto Boettcher, e o comissário técnico do Campeonato Brasileiro Moto 1000 GP, Jarbas Balbino, entre outros, será divulgado após o término das análises

Nenhum comentário: