5 de jul. de 2013

Mais perto: tempo em Brasília servirá para aproximar Mano do grupo do Fla

Brasília será a casa do Flamengo pelos próximos 13 dias. A delegação viajou para a capital federal nesta sexta-feira e só retorna ao Rio em 18 de julho. No Mané Garrincha, serão três partidas. A primeira delas neste sábado, contra o Coritiba, pelo Brasileirão, às 18h30m. Na quarta, o time enfrenta o ASA-AL, pela terceira fase da Copa do Brasil, em Arapiraca. No retorno a Brasília, faz o clássico com o Vasco, dia 14, e o jogo da volta contra os alagoanos, dia 17. Neste longo período, além de entrosar o time que assumiu há menos de um mês, Mano Menezes quer aproveitar o tempo para conhecer melhor os jogadores. O treinador, que já ficou uma semana com a equipe em Pinheiral, relacionou 24 atletas para as próximas quatro partidas.
- A vivência de clube permite mais isso. Você tem a oportunidade de se aproximar mais, a convivência é maior. Ficando 13 dias aumenta essa possibilidade. É importante para tirar o melhor de cada um, saber como o jogador gosta de ser cobrado, como ele responde a isso. Alguns são mais introvertidos, outros até preferem que seja assim. Precisa descobrir o perfil psicológico de cada um.
Em sua entrevista coletiva nesta sexta, Mano não usou as respostas para reclamar da saída do Rio. O técnico prefere enxergar pontos positivos na ida do time para Brasília, como comandar sua equipe em um dos palcos da última Copa das Confederações e da próxima Copa do Mundo. 
- Futebol, como a vida, sempre tem dois lados. Você perde e ganha. Cabe a nós minimizar a perda e exaltar o ganho. Teremos a chance de jogar em estádios novos, é muito gostoso poder aproveitar isso. Proporcionar ao torcedor de outros estados que ele demonstre o carinho que tem pelo Flamengo. Vamos ficar mais tempo juntos e tirar proveito disso, convivência, conhecimento. Vamos ter mais desgaste, talvez. Quando consegue fazer um grupo de jogos como fizemos, minimiza bastante esse desgaste físico. Só vamos fazer uma viagem mais longa, que é para Arapiraca-AL. Depois, vamos ficar na sede de Brasília fazendo um conjunto de três jogos. Todas as equipes que disputam o Brasileiro viajam nessa proporção – analisou.
Mano Menezes treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Mano Menezes treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

O jogo contra o Coritiba, neste sábado, válido pela sexta rodada do Brasileiro, marca a estreia de Mano em jogos oficiais pelo clube. Na avaliação dos 18 dias de trabalho até aqui, evitou fazer comparações com o que vinha sendo realizado por Jorginho, seu antecessor, e frisou que uma das preocupações de momento é dar segurança ao grupo. 
- Não gosto de comparar com trabalhos anteriores, não acho correto. Posso dizer como será, como trabalhamos para que seja. Uma equipe bem postada em campo, segura, nesse momento de transição entendo que seja a melhor receita. Se não conseguir fazer tantas coisas, fazer de forma bem feita e segura o que consegue fazer. É isso que eu quero nesse primeiro momento. Quando a gente dá essa segurança, a equipe se sente melhor para atacar. Sou um técnico que gosto que a equipe produza ofensivamente com qualidade, que crie um número suficiente de chances que nos aproxime das vitórias. A equipe não pode levar um susto a cada momento de atacar. Porque aí ele se encolhe em campo e perde a confiança de atacar, fica mais previsível.
Contra o Coxa, promessa de iniciativa
O Flamengo é apenas o 14º na tabela do Brasileirão, com cinco pontos, enquanto o Coritiba lidera com 11. Mandante fora do Rio, Mano assegura que sua equipe tomará a iniciativa no confronto.
- É uma equipe (Coritiba) que está invicta na competição, são poucos jogos, mas iniciou bem, tanto que lidera. Vem mantendo uma boa base, é campeã estadual, conquistou o título paranaense, tem um técnico que gosta de futebol bem jogado, que é o Marquinhos. É um time forte, que chega rápido, com muitos jogadores na frente. Temos que cuidar nosso posicionamento de organização. Teremos um público bastante grande do nosso lado. A tendência de tomar a iniciativa vai acontecer, vai se confirmar, mas temos que saber tomar essa iniciativa.
Transmissões - Premiere FC 1 (Foto: Editoria de Arte)

Nenhum comentário: