11 de jul. de 2013

Juninho inicia conversa com o Vasco, mas ainda considera aposentadoria

Juninho Pernambucano no desembarque do Vasco em São Paulo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho está mais perto de voltar ao Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
De forma quase incógnita, Juninho Pernambucano desembarcou no Rio de Janeiro no início desta semana. No fim da noite de terça-feira, teve sua primeira reunião com Roberto Dinamite e Ricardo Gomes, respectivamente presidente e diretor de futebol do Vasco, para tratar da possível volta. Como a prioridade dos dirigentes era a contratação do técnico substituto de Paulo Autuori, a conversa ficou de ser retomada em breve. Enquanto isso, o ídolo decide se embarca em sua terceira e última passagem pelo clube ou encerra a carreira.
Desde que Juninho anunciou a rescisão de contrato com o New York RB, dos Estados Unidos, Atlético-MG e São Paulo fizeram sondagens a seu empresário, José Fuentes. Mas o meia foi claro: ou defende o Vasco, provavelmente com um contrato até o fim do ano, ou se aposenta. A tendência é que até o fim desta semana a decisão esteja tomada, após mais uma rodada de conversas com os principais dirigentes cruz-maltinos.
Embora ainda não tenha decidido seu futuro, desde que ficou sem clube passou a estudar a possível temporada que terá pela frente com o Vasco. Assim, considerando o fato de completar 39 anos em janeiro, o meia tem a certeza de que não teria condições físicas de estar em todos os jogos, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Por isso, pretende deixar claro que, caso seja firmado um novo compromisso, poderá ajudar da melhor forma possível apenas se houver um planejamento em conjunto com a comissão técnica para que ele dispute alguns jogos e seja poupado em outros.
Uma questão a ser discutida
antes do retorno é a dívida do Vasco com Juninho, relativa à última passagem por São Januário
Juninho, seu empresário e os dirigentes cruz-maltinos devem estudar dois modelos de contrato. No primeiro, o jogador atuaria sem salário - podendo ou não haver algum tipo de premiação por metas - e teria liberdade para atuar apenas em determinadas partidas, de acordo com sua condição física. Outra opção é o Vasco propor um contrato nos moldes tradicionais.
Outra questão a ser discutida é a dívida do Vasco com Juninho, relativa ao seu último contrato em São Januário. A ideia é que haja um acordo para o parcelamento, que começaria a ser pago quando o clube finalmente conseguir a liberação de suas receitas junto à Fazenda Nacional e a assinatura com novos patrocinadores. Recentemente, o Vasco firmou acordos com jogadores como Carlos Alberto, Eder Luis e Wendel relativos ao atraso no pagamento de direitos de imagem. No entanto, as parcelas ainda não começaram a ser quitadas.
Mesmo ciente das dificuldades do clube, Juninho considera o retorno como o desfecho ideal para uma carreira marcada pela idolatria dos torcedores vascaínos. Por sua vez, a diretoria entende que o retorno do Reizinho - possivelmente marcado por um jogo de despedida - poderá ser o passo inicial de uma onda de boas notícias que andam em falta em São Januário

Nenhum comentário: