17 de jul. de 2013

Ídolos imitam fãs: David Luiz e Thiago Silva repetem sósias mirins do Piauí

“A primeira vez que atuamos juntos foi quando tiramos aquela foto”. Foi com essa frase que o zagueiro David Luiz iniciou o descontraído bate-papo na praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E tudo sob o olhar atento do companheiro de zaga Thiago Silva. A declaração se refere à imagem de Liam e Murilo, sósias mirins da dupla, que chamaram a atenção do país pela semelhança com os campeões da Copa das Confederações.
Os garotos, de 1 um ano e oito meses e 3 anos, tiveram uma imagem publicada nas redes sociais pouco depois da final do torneio. E foi a partir daí que os celulares de Thiago Silva e David Luiz não pararam de receber mensagens com a foto dos meninos de Teresina, no Piauí.
- A cada dez mensagens que eu recebia, nove eram sobre a foto. Essa situação cresceu muito rapidamente. Por serem duas crianças, isso foi bem legal. Um privilégio grande. Eles gostam de futebol, são parecidos com a gente. Tomara que o caminho seja de sucesso para eles também. Estamos sempre torcendo. O menino é bem parecido por causa do meu beiço, da minha barriga – disse o sorridente Thiago Silva.
Thiago Silva e David Luiz seleção brasil (Foto: Márcio Iannacca)No Rio, Thiago Silva e David Luiz repetem poses dos sósias-mirins do Piauí  (Foto: Márcio Iannacca)
David Luiz foi além ao falar dos garotos e se mostrou interessado em conhecer a dupla Liam e Murilo no futuro.
- Temos que ser exemplos positivos no que fazemos. Fico feliz de ver uma molecada que parece muito com a gente. Eles gostam do nosso trabalho. É uma situação nova, que nós gostamos. Queria mandar um abraço para a molecada. Tenho vontade de conhecê-los, mas eles moram longe. Quem sabe no futuro a gente não possa dar um abraço neles.
Foto de crianças parecidas com Thiago Silva e David Luiz  (Foto: Reprodução internet)Foto dos sósias dos zagueiros que virou sucesso
na internet (Foto: Reprodução internet)
Mas não foi no Piauí que começou a era David Luiz e Thiago Silva na Seleção. O primeiro encontro aconteceu em agosto de 2010, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, na vitória por 2 a 0 sobre os donos da casa. No encontro que ocorreu na última terça-feira, no Rio, que os zagueiros relembraram o início da parceria, do triunfo por 3 a 0 sobre a Espanha, na final da Copa das Confederações, no Maracanã, e da importância de Luiz Felipe Scolari para o crescimento da equipe.
- O Felipão trouxe o velho estilo dele. Ele é muito sincero. Quando precisa mandar para aquele lugar, ele manda. Quando tem que brincar, ele brinca. Quando cancela o vídeo porque não está com vontade de passar, ele cancela. Quando precisa passar duas horas de vídeo, ele passa. Tivemos grandes momentos com ele. Puxou a orelha dos dois, deu confiança aos dois. É dessa forma que ele trabalha – afirmou David.
Por cerca de uma hora, Thiago Silva e David Luiz não fugiram de nenhuma questão e toparam até mesmo repetir a pose dos sósias mirins, que tiveram a foto rodando as redes sociais.
Confira abaixo os principais trechos do bate-papo:
GLOBOESPORTE.COM: Qual é o segredo para o sucesso da parceria?
THIAGO SILVA
: Sem falar da qualidade e da humildade dos dois, a desconfiança foi um ponto primordial para essa dupla dar certo. Mesmo sendo bons jogadores, nós temos que ter uma desconfiança. Primeiro, da minha parte para ele e dele para mim. Isso faz com que estejamos completamente concentrados para um possível erro dele ou meu. Esse ponto é favorável para nós.
DAVID LUIZ: E o prazer de querer ajudar um ao outro. Isso passa pelo Thiago não conseguir chegar numa bola e eu pensar: “essa foi por você”. É isso que a gente pensa dentro de campo. Os resultados positivos, é claro, sempre vão valorizar a nossa dupla. Mas os dois têm a consciência que isso foi importante para o sucesso da dupla.
Quando começou a parceria?
DAVID LUIZ: A primeira vez foi quando tiramos aquela foto. Todos pensam que são dois meninos do Piauí, mas nós enganamos todo mundo dizendo que não éramos nós. Trilhamos caminhos diferentes e voltamos a nos encontrar agora na Seleção (risos).
Mosaico - Thiago Silva e David Luiz (Foto: Márcio Iannacca e Marcelo Baltar)THiago Silva e David Luiz na praia de São Conrado, no Rio (Fotos: Márcio Iannacca e Marcelo Baltar)
Nos melhores sonhos antes da apresentação, o título estava na cabeça de vocês?
DAVID LUIZ: Nós sonhamos sempre com o melhor. Ser campeão, estar com saúde acima de tudo. Trabalhamos muito e abraçamos a causa. Abraçamos o projeto. Todos pensaram igualmente e o time foi crescendo a cada dia. Conseguimos trazer o povo para o nosso lado. Mesmo com alguns problemas que o país estava passando, o Brasil estava mobilizado. Todos apoiaram e ajudaram a Seleção.
THIAGO SILVA: Ninguém esperava essa evolução da Seleção. A não ser os jogadores que estavam trabalhando para isso acontecer. Acho que 60% ou 70% não acreditavam nessa Seleção. Os jogadores nunca deixaram de acreditar. Sabíamos que seria difícil. Mas com trabalho, com a preparação, com as pessoas vitoriosas da comissão técnica, nós sabíamos que poderíamos dar certo.
Nunca a equipe que venceu a Copa das Confederações conquistou a Copa do Mundo no ano seguinte. O que deve ser feito?
THIAGO SILVA: Sempre tem a primeira vez. Sabemos o quanto foi difícil conquistar a Copa das Confederações e sabemos que será difícil vencer o Mundial. O Brasil é sempre favorito quando entra nas competições. Respeitando os outros, o Brasil é sempre o Brasil.
DAVID LUIZ: Assim como na história do futebol, a Itália ganhou uma Copa em casa e perdeu outra. A Alemanha, a mesma coisa. O Brasil só perdeu uma. Deve ser um sinal.
Em uma das primeiras entrevistas antes da Copa das Confederações, os jogadores se mostraram cansados pela falta de resultados. Estava incomodando a falta de títulos?
THIAGO SILVA:
 Eu era muito sacaneado na Europa em relação à Seleção e isso me chateava muito. Agora, na apresentação de cada jogador em seus clubes, nós teremos um respeito maior do que há seis meses. É fruto de um trabalho bem feito. Sempre friso isso nos jogos. O nosso grupo tem um comprometimento grande, com um só propósito, que é vencer.
Qual é a principal virtude do grupo da Seleção?
DAVID LUIZ: Vou destacar a humildade. Em todos os aspectos, no de querer ouvir, de crescer, como lidamos com todas as situações, quando falam bem ou mal. O grupo é unido. Deixamos de lado as vaidades, todas as coisas. O estrelato. A grande virtude é que queremos estar juntos.
O título das Confederações dá um novo status aos jogadores brasileiros nesse recomeço da temporada europeia?
THIAGO SILVA: Não muda nada.  Vamos tentar evoluir ainda mais. Ser colocado como uma das principais seleções do mundo novamente. Sabemos que a pressão continua. Mas o fato de termos vencido vai nos ajudar a ter tranquilidade para realizar uma boa preparação.
Como foi trabalhar com Felipão nesses últimos seis meses?
THIAGO SILVA: Ele tem um estilo vencedor. Não que o Mano não tenha implantado isso. O Felipão é rodado, macaco velho como costumamos falar na gíria do futebol. Ele tem passagem vitoriosa pela Seleção, sabia os caminhos legais para termos sucesso. Ninguém esperava ter o sucesso tão rapidamente da forma que foi. Foi uma coisa rápida, mas sabemos que nos preparamos para isso.
Alguma história marcante com o Felipão durante o torneio?
DAVID LUIZ: A frase que a gente brinca é que o zagueiro é para zagueirar. Ele sabe que temos o estilo diferente, mas ele sempre lembra que precisamos ser zagueiros mesmo. Pela nossa qualidade, a gente sempre quer sair jogando, quer construir a jogada, dar um passe de qualidade. Mas, de vez em quando, não conseguimos. Ele sempre frisa que zagueiro é zagueiro. Ele sabe que nós sabemos, mas gosta de recordar.
THIAGO SILVA: No momento em que ele mais estava cobrando isso (atuar como zagueiro-zagueiro), passou uma reportagem mostrando um lance dele num campo alagado. O Felipão recuou uma bola para o goleiro, e ela parou na poça e o atacante marcou o gol. Eu gritei do quarto para ele ouvir: “zagueiro é para zagueirar”. É um cara do bem. Todos têm uma relação muito aberta. Ele escuta numa boa. Aceita ouvir todo mundo.
Os dois viveram momentos marcantes no Maracanã na final das Confederações. Enquanto o David teve o nome gritado após tirar a bola em cima da linha, o Thiago levantou a taça do torneio. O que passou na cabeça de vocês nesses momentos?
DAVID LUIZ: Foi um dos melhores momentos da minha vida. Construí a minha carreira longe do país, mas nunca deixei de ser brasileiro. Foi uma coisa marcante. Depois do jogo, eu fiquei pensando: “isso aconteceu mesmo?”. Num jogo oficial, contra a Espanha, ouvir o seu nome ser gritado e saber o quanto a sua mãe chorou na arquibancada. Só tenho a agradecer. Já tinha ouvido pessoas de outras nacionalidades gritarem o meu nome, mas não do meu povo.
THIAGO SILVA: Já tive uma passagem maior pelo Brasil, um início de carreira pelo Fluminense. Mais vitórias do que derrotas no Brasil. Mas um momento muito triste foi a derrota na Libertadores. Coloquei na minha cabeça na semana da final contra a Espanha que não poderia ser igual àquela perda em 2008. Deixei milhares de pessoas tristes e eu não poderia repetir essa situação. Por tudo o que o país estava passando, eu fiquei muito feliz com o título.
O Brasil está pronto para receber a Copa?
DAVID LUIZ: Pronto ainda não está. Mas está no caminho certo.
THIAGO SILVA: Os estádios são lindos, principalmente o Maracanã, que está muito moderno. São estádios com o nível de Europa, não ficam para trás. Ainda temos um ano para melhorar ainda mais, mas estamos no caminho certo.  
E o futuro?
THIAGO SILVA: Como terminou a temporada, ela vai iniciar. Vou estar com a camisa do PSG. Conversei várias vezes com o presidente. Ele é um cara muito amigo. Nós nos falamos quase todos os dias. É uma janela aberta, temos uma relação transparente. Isso me deixa à vontade de ficar. Isso dá mais motivação por ter esse relacionamento com o presidente e com o dono do clube.
DAVID LUIZ: Tenho contrato de mais cinco anos com o Chelsea. Não tenho nada para falar de outros clubes. Temos muitos boatos e eu só falo do que é real.
Thiago Silva comemoração Brasil taça (Foto: AFP)Thiago Silva ergueu sua primeira taça como capitão da Seleção (Foto: AFP)
Quando se reapresentam?
THIAGO SILVA: 
O treinador (Laurent Blanc) já me deu liberdade para que eu pudesse aproveitar as minhas férias, mas frisou o jogo do dia 3 de agosto contra o Bordeaux, pela final da Supercopa. Ele me deixou à vontade se eu quisesse voltar antes, mas me deixou à vontade para voltar no dia 30 de julho.
DAVID LUIZ: Devo retornar na próxima semana para iniciar os treinos para a próxima temporada.
E as especulações sobre o Barcelona e as informações de que você teria de forçar uma saída do PSG?
THIAGO SILVA: Tenho contrato de quatro anos com o PSG e vou procurar cumprir. Tenho uma responsabilidade em um clube importante na minha carreira. Não tenho que falar nada. Tenho que ficar na minha. E quem está para negociar e falar disso é o meu empresário. Já passei para ele o que eu quero. Não adianta passar a pressão para cima de mim porque isso não cola. Sou um cara rodado, experiente, em relação a isso. Tenho um carinho pelo Barcelona, pelo estilo de jogo. Todos gostam da maneira que eles jogam. Como sou apaixonado por futebol, eu também gosto. Não tem nada concreto para o futuro. Estou feliz e espero cumprir o meu contrato.

Nenhum comentário: