11 de jul. de 2013

Dorival Júnior é apresentado e prega 'resgate do sentimento da torcida'

Apresentado em São Januário na tarde desta quinta-feira como o novo treinador do Vasco,Dorival Júnior retorna ao clube depois de três anos e meio com uma clara missão, enfatizada em suas primeiras palavras na entrevista coletiva: resgatar a confiança do torcedor, fundamental para a conquista da Série B, em 2009, que marcou sua primeira passagem. Para ajudá-lo, a diretoria acertou a volta do ídolo Juninho, que assina nesta sexta. Em contrapartida, as mudanças definiram a saída de Carlos Alberto.
Prevista para começar às 14h30m, a cerimônia atrasou meia hora. Com um terno preto alinhado, Dorival sentou-se ao lado do diretor de futebol, Ricardo Gomes, e do presidente Roberto Dinamite. E não demorou a lembrar do papel dos cruz-maltinos em novo momento de dificuldade - em crise financeira, o clube deve salários e ocupa a 14ª posição no Brasileirão.
Dorival Junior apresentação Vasco  (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Dorival chega ao Vasco novamente com a missão de reerguer o time (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
- O maior desafio neste momento é voltar a cativar o torcedor, trazer o torcedor para o nosso lado. Esse sentimento sempre moveu o clube, e isso não pode parar de jeito algum - afirmou, utilizando expressões semelhantes ao lema "O sentimento não pode parar", proposto na ocasião e que virou a bandeira nas arquibancadas ao longo da temporada.
Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, a contratação do treinador, em substituição ao demissionário Paulo Autuori, teve 92,5% de aceitação dos torcedores, entre mais de dez mil votos. Ele agradeceu o carinho e comentou o ambiente em sua volta.

- Fico contente com o reconhecimento da torcida, foi um trabalho importante naquela primeira passagem para o Vasco, para mim profissionalmente. Oportunidade que poucos profissionais têm de passar momentos muito bonitos dentro do clube, e é natural que crie um vínculo e uma aceitação.
Os problemas vêm acompanhando, como em todos os clubes, mas precisamos deixar isso de lado, conhecendo a nossa realidade, trabalhando para que sejam solucionados. O campo tem que estar blindado de tudo isso"
Dorival Júnior
Antes de iniciar a cerimônia, o presidente Roberto Dinamite elogiou o novo comandante e destacou o entrosamento do profissional com a filosofia na Colina.
- Não precisamos falar da competência (do Dorival). E tem um histórico dentro do clube muito positivo. Não só como técnico, mas que está dentro da filosofia do clube, que vai desenvolver um trabalho junto com Ricardo e toda a comissão técnica. Ele é técnico do Vasco até dezembro de 2014.
O assunto da crise financeira que atravessa o Vasco foi driblado por Dorival. Desde já, pediu ainda mais foco no trabalho e que os problemas extracampo não atrapalhem o rendimento.
- É fundamental que nos voltemos para o trabalho, não que isso não estivesse existindo. Mas os problemas existem, como em todos os clubes, mas precisamos deixar isso de lado, conhecendo a nossa realidade, trabalhando para que sejam solucinados. O campo tem que estar blindado de tudo isso.
O treinador traz seu filho, Lucas Silvestre, como auxiliar e o preparador físico Celso de Rezende. O restante da comissão técnica cruz-maltina, com nomes como o assistente Jorge Luiz e o preparador de goleiros, Carlos Germano, permanecem. Dorival orienta o treino já nesta quinta-feira à tarde, em preparação para o clássico contra o Flamengo, domingo, às 18h30m, no Mané Garrincha, em Brasília.
Confira mais alguns trechos da entrevista:
Relação com a torcida
"Espero continuar mantendo a confiança do treinador, o torcedor sempre foi o diferencial. Se não resgatarmos o sentimento da torcida, vai ficar ainda mais difícil. O Vasco passa por um momento de reestruturação, o trabalho será nesse sentido de continuar esse resgate"
Dorival Junior apresentação Vasco  (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Dorival Júnior ao lado do presidente Roberto Dinamite (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Necessidade de reforços
"Sobre reforços, vamos seguir em frente, atrás do melhor para o Vasco. Estamos num caminho muito bom em relação a isso. A situação de outros jgoadores pode vir a acontecer, desde que viabilizemos o que temos a necessidade de fazer"
Efeitos da mudança de comando
"Jogadores que de repente estavam desanimados dentro do grupo têm que se recuperar e depois podem ajudar o clube, dentro de campo. Vamos buscar jogadores que possam ser o diferencial, para fazer a equipe crescer o mais rápido possível"
Comparação com 2009
"Não costumo fazer comparações entre jogadores. Estou pegando trabalho em andamento, que foi iniciado depois de momento vitorioso com Ricardo (Gomes) e Cristóvão (Borges), e reinício com Gaúcho e Paulo Autuori. Espero encurtar ao máximo esse tempo de readaptação, para já este ano buscar algo positivo para o clube".
Pressão na outra passagem
"Objetivo não era só de trazer para a Primeira, mas de ser campeão, porque o Vasco puxava aquela divisão. Naquele ano fomos eliminados na Copa do Brasil, pelo Corinthians, em jogo muito contestado até hoje. Poucos jogadores queriam vir ao Vasco. De repente, quatro, cinco meses depois, esses mesmos estavam ligando, pedindo para jogar. A torcida é fundamental nesse processo"
Esclarecimento sobre a dívida
"A minha dívida (R$ 750 mil, segundo balanço do clube) foi escalonada em 2011, ela está sendo paga normalmente desde então. Em um ou outro mês ela atrasa, mas vem sendo paga normalmente. Não entendi porque foi divulgado assim. Quando acabar, não vai problema nenhum"
Metas do trabalho
"Todo profissional tem obrigação de deixar o clube 20% melhor do que quando ele chegou, no mínimo. Às vezes falam que o profissional não ganhou título, mas não são só resultados. Na grande maioria, o segundo ou terceiro treinador que vem depois é o que ganha com esse time. Nas conquistas que consegui, procuro sempre agradecer quem estava antes"
O que mudou no Dorival?
"Cabelo mais branco, rugas (risos). O profissional amadurece, reequilíbrio profissional. Fiquei meses parado, foi importante esse tempo. Desde 2004 quando saí do Figueirense e assumi outro clube dias depois, eu não parei, até essa saída do Flamengo. Chego ao Vasco um pouco melhor do que anos atrás. O profissional tem que estar sempre mudando, melhorando, sempre preparado para resolver as situações"
Cariocas sem estádio
"Fiquei um ano fora com o Atlético-MG e realmente prejudica muito. O local do jogo tem que ser onde se identifica, onde conhece. Para mim foi uma grande dificuldade no Atlético. Íamos no dia do jogo, ficamos sempre afastados do torcedor original do clube. É importante estar no local que conhece, que visualiza melhor, que tem todos os contatos visuais"
Dorival junior vasco treino (Foto: Jorge William / O Globo)Dorival Júnior no Vasco-Barra, antigo CT alugado do clube, em 2009 (Foto: Jorge William / O Globo)

Nenhum comentário: