17 de jul. de 2013

Dinheiro extra: Fla pode lucrar com ida de Thiago Alcântara para o Bayern

Thiago Alcantara, Bayern de munique (Foto: Agência AFP)Thiago Alcântara se apresentou ao Bayern de
Munique na última terça-feira (Foto: Agência AFP)
Uma das negociações mais badaladas da janela de transferência do mercado europeu até o momento pode respingar nos cofres do Flamengo. Vendido pelo Barcelona aoBayern de Munique recentemente por € 25 milhões (cerca de R$ 73,8 milhões), Thiago Alcântara passou pela Gávea em seus primeiros passos no futebol, e o Rubro-Negro se organiza para cobrar na Fifa uma quantia como clube formador. A passagem aconteceu em 2002, na categoria pré-mirim.

Ciente do caso, o departamento jurídico do Flamengo busca dados e provas do período em que o filho de Mazinho vestiu vermelho e preto. O período foi curto, quando Thiago tinha somente 12 anos. Na ocasião, ao lado de Rodrigo, brasileiro que também defende a Espanha e atua no Benfica, e Diego Maurício, o atual jogador do Bayern foi campeão da Copa JS, com vitória por 1 a 0 sobre o Vasco na decisão.

O Flamengo já designou um escritório jurídico para tratar do caso. Em última instância, até mesmo o próprio Thiago pode jogar a favor do Rubro-Negro, confirmando para Fifa o período em que defendeu o clube. Esta situação aconteceu, por exemplo, com Gilberto Silva, na ocasião da transferência para o Arsenal, quando beneficiou o América-MG. O percentual ao qual os cariocas teriam direito a receber ainda será calculado proporcionalmente a idade e tempo de permanência do jogador na época.

Apesar de filho de um ex-vascaíno, Thiago Alcântara e seu irmão Rafinha, emprestado pelo Barcelona ao Celta, nunca esconderam que torcem pelo Flamengo. Indicado por Pep Guardiola ao Bayern, o agora camisa 6 bávaro foi o jogador mais caro já revelado pelo time da Catalunha. Recentemente, ele foi o capitão e destaque do título europeu sub-21 da Espanha com três gols na decisão, diante da Itália

Nenhum comentário: