11 de jul. de 2013

Dez anos após ida de R10, Messi faz homenagem: 'Fez tudo ficar mais fácil'

Lionel Messi está mais do que acostumado a ouvir elogios, mas desta vez teve de encarar a câmera e microfone para falar bastante. E o privilegiado a receber palavras especiais do melhor jogador do mundo foi Ronaldinho Gaúcho. Garantido na final da Taça Libertadores com o Atlético-MG após derrotar o Newell's Old Boys na última quarta-feira, nos pênaltis, o craque brasileiro foi homenageado pelo argentino em um documentário do Barcelona sobre o aniversário de dez anos da chegada de R10.
Ronaldinho gaucho messi barcelona (Foto: Agência Getty Images)Ronaldinho e Messi se divertem durante treino nos tempos de Barcelona (Foto: Agência Getty Images)
Contratado junto ao Paris Saint-Germain em julho de 2003, Ronaldinho foi o grande personagem para a mudança de patamar do Fútbol Club Barcelona. Messi, um adolescente à época, reconhece a importância do brasileiro não apenas para todo o clube, como também para o seu crescimento.
Sempre disse, desde o primeiro momento que entrei no vestiário, Ronaldinho e todo o restante dos brasileiros me acolheram e me facilitaram as coisas"
Lionel Messi
- Sempre disse, desde o primeiro momento que entrei no vestiário, Ronaldinho e todo o restante dos brasileiros - Deco, Sylvinho e Thiago Motta - me acolheram e me facilitaram as coisas. Mas sobretudo ele, Ronaldinho, porque era a referência daquele time. Aprendi muito ao seu lado. Foi uma grande ajuda - disse o argentino para o programa que irá ao ar no próximo dia 21, na "Barça TV". Além dele, Puyol, Deco, Sylvinho e o presidente Sandro Rosell também prestarão depoimentos.
Messi viria a estrear no ano seguinte, em outubro de 2004, quando tinha 17 anos. Decolou com as assistências de "Dinho".
- Nunca é fácil entrar num time com 16 anos e ainda mais da minha maneira. Ronaldinho fez tudo ficar mais fácil. Tive a sorte de viver perto dele e de compartilhar muitas coisas. Posso dizer que é uma grandíssima pessoa e isso é o mais importante.
Ronaldinho Gaucho e Messi no Barcelona (Foto: Reuters)Ronaldinho leva Messi às costas em celebração:
brasileiro foi exemplo dentro de campo (Reuters)
Para o camisa 10, o Barça deve eternamente ao brasileiro, primordial na conquista de dois Campeonatos Espanhóis, duas Supercopas da Espanha e de uma Liga dos Campeões - a primeira desde 1992.
- Ronaldinho foi o responsável pela mudança no Barça. A época era ruim e a mudança com sua chegada foi incrível. No primeiro ano não ganhou nada, mas as pessoas ficaram encantadas com ele. Depois vieram os títulos e fez todas aquelas pessoas felizes. Acho que o Barça deve estar sempre agradecido, por tudo o que ele fez.
Messi ainda lembrou de uma data especial: a conquista da própria Champions, em 2006. Ausente da final por estar lesionado, ele foi chamado pelos brasileiros para celebrar o título sobre o Arsenal.
- Vinha de uma lesão e não cheguei a disputar a final. Era muito jovem e não queria comemorar. Então Ronaldinho, Deco e Thiago Motta me levaram o troféu para festejar o título e esta recordação é muito bonita. Hoje em dia me arrependo de não haver desfrutado mais dentro de campo, ainda que depois eu tenha feito - encerrou.

Nenhum comentário: