4 de jul. de 2013

De bom humor, Mano ensaia jogadas e brinca com erro: ‘Ai, meu coração’

Definido o time, é hora de ajustá-lo. Mano Menezes usou o treino do Flamengo na tarde desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, para ensaiar jogadas de bola parada. Primeiro, cobranças de escanteio direto para a área e também mais curtas. Depois, cobranças de falta centrais e laterais.
O técnico repetiu a equipe do coletivo da véspera. Só o goleiro Felipe ficou fora, com um incômodo no joelhor direito. Ele é esperado para treinar normalmente nesta sexta, viaja com o grupo para Brasília e não deve ser problema para o jogo contra o Coritiba. A equipe titular formou com Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Elias, Gabriel e Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.
jogadores treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Mano orienta os jogadores em cobranças de falta no treino do Flamengo (Foto: Richard Souza)
Mano começou a atividade com cobranças de escanteio. Gabriel era o responsável por elas. Quando a opção era pelo toque curto, Carlos Eduardo ficava perto do companheiro para receber e cruzar para a área. Outra opção era acionar o lateral-esquerdo João Paulo, que vinha de trás. A primeira tentativa não deu certo, e Mano, sorridente, não gostou: 
- Meu Deus! Ai, meu coração – disse, bem-humorado, olhando para os jogadores.
A partir dali, o treinador pediu que repórteres cinematográficos e fotógrafos não registrassem o ensaio das jogadas. Em alguns momentos, Mano também trabalhou o posicionamento defensivo do time na saída do adversário em contra-ataque. Sempre que necessário, parou o treino para orientar os atletas. Em uma jogada, pediu a João Paulo que chutasse para o gol para aproveitar o rebote.
- Um jogador que tem o teu chute não pode pensar duas vezes se ficar com a bola aqui – disse, apontando para a linha da grande área.
Na última parte do trabalho, cobranças de falta laterais e frontais. Sempre com Gabriel, Carlos Eduardo e João Paulo na bola. Concluído o treino, o técnico desfez os dois times e seus auxiliares passaram a coordenar um trabalho de cruzamentos e finalizações com todo o grupo.
O Flamengo retoma sua campanha no Brasileirão neste sábado, às 18h30m, contra o líder Coritiba. O jogo será no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com cinco pontos, o Rubro-Negro é apenas o 14º na tabela. Os jogadores voltam a treinar na manhã desta sexta. Depois, viajam para a capital federal.

Nenhum comentário: