18 de jul. de 2013

Copa do Brasil já pode ter clássicos nas oitavas de final

Agora já com os clubes que disputaram a Libertadores e mais o Vasco, a Copa do Brasil pode contar com clássicos estaduais já nas oitavas de final. Após o fim da terceira fase do torneio haverá um sorteio, entretanto há restrições que inviabilizam duelos históricos como Fla-Flu, Gre-Nal e Flamengo x Vasco. Os cinco clubes citados estão no mesmo bloco. No entanto, um sensacional Atlético-MG x Cruzeiro é viável.
O regulamento da CBF divide as oitavas de final em dois blocos: A e B. No A, estão os cinco brasileiros (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras) que disputaram a Libertadores, o Vasco (quinto colocado no Brasileiro passado e beneficiado pelo título do São Paulo na Sul-Americana), e mais os dois clubes mais bem colocados no ranking da CBF dentre os dez classificados na terceira fase: Internacional (sexto) e Flamengo (sétimo). Estes não podem se enfrentar. No B, os demais que avançaram na terceira fase.
Assim, caso passe pelo Figueirense, o Botafogo pode travar clássicos com Fluminense, Vasco ou Flamengo. Se triunfar diante do CRAC-GO, o Santos vive a mesma situação, podendo ter pela frente Corinthians ou Palmeiras.
Confira os blocos:
Bloco A:
Atlético-MG
Corinthians
Fluminense
Grêmio
Palmeiras
Vasco
Inter (6° no Ranking Nacional de Clubes)
Flamengo (7° no RNC)
Bloco B:
Goiás (16° no RNC)
Salgueiro (55º no RNC)
Cruzeiro (10° no RNC)
Ponte Preta (24º no RNC) ou Nacional-AM (82º)
Botafogo (14° no RNC) ou Figueirense (25º)
Paysandu (37º no RNC) ou Atlético-PR (13º)
Santos (9° no RNC) ou Crac (104º)
Fortaleza (32º no RNC) ou Luverdense (52º)

Nenhum comentário: