18 de jul. de 2013

Blatter já se diz convencido a buscar mudança de data para a Copa de 2022

No que depender do presidente da Fifa Joseph Blatter, a Copa do Mundo de 2022, no Catar, não acontecerá nos meses de junho e julho, época em que a temperatura no país árabe é bastante alta. Assim, a intenção do dirigente é levar a competição para o inverno, no fim do ano. Mas para que isso possa acontecer, Blatter terá que convencer o Comitê Executivo da Fifa. Em evento na Alemanha, Blatter cita uma recomendação do departamento médico da entidade sobre o assunto.
- Nós percebemos que o verão no local é muito quente, que é praticamente impossível, eu quero dizer que não é possível jogar. Depois de receber uma segunda notificação do nosso departamento médico, decidi que vou tentar convencer o comitê executivo da Fifa de que a Copa do Mundo deve ser realizada no inverno.
camisa gigante promove a candidatura da copa do mundo Qatar 2022 (Foto: agência Reuters)Camisa gigante promoveu a candidatura do Catar
para a Copa do Mundo de 2022 (Reuters)
Ao se candidatar a ser sede do Mundial, o Catar pretendia desenvolver uma tecnologia de refrigeração, alimentada por energia solar, para ser instalada em seus estádios. Mas como o próprio Joseph Blatter disse em entrevista ao jornal francês "L'Equipe", não é possível refrigerar todo o país.
O assunto da mudança de calendário da Copa do Mundo já havia sido abordado no mês passado, durante o "Seleção SporTV", pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que admitia a possibilidade de passar o Mundial para o inverno.
- Se você me perguntar se a Copa do Mundo pode ser retirada do verão para o inverno, direi que tudo é possível na vida. Nós sabemos que já há uma algumas vozes pedindo para passar a Copa do Mundo do verão para o inverno, alguns até membros do Comitê Executivo da Fifa. Nós ainda não estamos trabalhando com essa ideia. Diria que, por enquanto, o calendário internacional que temos é cobrindo até a Copa do Mundo de 2018, e o calendário de 2019 a 2023 ainda temos um tempo para ver.

Nenhum comentário: