16 de jul. de 2013

Ainda sem reforços, diretoria do Flamengo silencia para evitar leilões

Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)Paulo Pelaipe admite dificuldades em atender
pedidos de Mano (Foto:Alexandre Vidal/Flaimagem)
A quatro dias do fechamento da janela de transferências para jogadores vindos do exterior, o Flamengo corre contra o tempo para atender aos pedidos de Mano Menezes. O técnico espera três ou quatro reforços de ponta para a sequência da temporada. O departamento de futebol encontra dificuldades, e o mercado nacional pode ser a única saída. Sem poder de fogo para fazer extravagâncias financeiras, o clube adota o silêncio. O diretor de futebol Paulo Pelaipe diz apenas que está no mercado e que “trabalha duro” na busca por reforços. A tática é simples: o interesse por qualquer jogador é guardado a sete chaves na tentativa de evitar que clubes, empresários e jogadores façam leilão.
Nem sempre dá certo. Os nomes do zagueiro Leandro Castán, do Roma, do atacante Emerson Sheik, do Corinthians, e do zagueiro Rhodolfo, do São Paulo, entraram em pauta e vazaram. E nos três casos há pelo menos mais uma equipe interessada. Enquanto fatos novos não acontecem, Paulo Pelaipe evita se estender ao comentar o assunto.
- Estamos trabalhando. Não estou pessimista nem otimista. Só vamos anunciar quando o jogador estiver fechado – limita-se a dizer, quase como um mantra.
Desde que chegou ao Flamengo, há quase um mês, não foram poucas as vezes que Mano Menezes falou da necessidade de reforços para sequência da Copa do Brasil e do Brasileirão. Mas pouco a pouco o conformismo passa a tomar conta do discurso do treinador. Nas entrevistas, limita-se a dizer que tudo caminha como planejado. O ex-comandante da seleção brasileira procura dar tempo a Pelaipe e ao vice de futebol Wallim Vasconcellos. Mas o combinado é que serão contratados jogadores de ponta, que cheguem para assumir um lugar no time e ajudar os menos experientes.
Mano deixa claro que espera as contratações, mas enquanto ninguém chega, trabalha com o que tem. O treinador tem gostado da evolução do time. Sob o comando dele, foram três vitórias (amistoso contra o São Paulo, ASA-AL pela Copa do Brasil e Vasco pelo Brasileiro) e um empate com o Coritiba, também pelo Brasileirão.
A vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, neste domingo, em Brasília, trouxe alívio ao treinador e aos jogadores. Com o resultado, o time chegou a nove pontos e pulou da 18ª posição no Brasileiro, na zona de rebaixamento, para a 11ª.
Na Copa do Brasil, a situação é confortável. Depois de vencer o ASA-AL por 2 a 0, em Arapiraca, a equipe rubro-negra faz nesta quarta-feira, em Volta Redonda, a partida de volta. O Flamengo pode até perder por um gol de diferença que se classifica para as oitavas de final

Nenhum comentário: