31 de out. de 2012

Cielo faz apelo a dirigentes: 'Estamos sem piscina. Construam para a gente'


Ícone da natação brasileira, Cesar Cieloestá preocupado com a falta de estrutura para o esporte no Brasil, principalmente tendo em vista os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O campeão olímpico dos 50m livre em 2008 acredita que o governo deveria investir além do evento e construir mais piscinas no país, combatendo uma defasagem técnica dos centros aquáticos atuais. Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Parque Aquático Maria Lenk não receberá a modalidade, que terá as provas das Olimpíadas disputadas em um novo local ainda a ser erguido: o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos.
- O nosso Maria Lenk vai fechar e passar por reforma para virar piscina do polo aquático em 2016. Só quero dar uma mensagem para os nossos políticos, diretores e cartolas: estamos sem piscina, então construam uma piscina para a gente. Têm piscinas móveis, que são construídas em meses. Para a seletiva (olímpica), vamos precisar de uma piscina rápida, porque senão... Para o povo brasileiro não achar que estamos ficando lentos, a gente não tem piscina. Estamos só com piscina muito ruins, das épocas de 1980, 1990. Então a gente espera que esse quadro mude para que a gente continue dando resultado ao povo brasileiro - apelou Cielo.
Parque aquático Maria Lenk (Foto: Globoesporte.com)Maria Lenk abrigará somente os saltos ornamentais e o polo aquático no Rio 2016 (Foto: Globoesporte.com)
A comentarista e ex-nadadora Mariana Brochado concorda com o bicampeão mundial dos 50m livre. Ela lembra a provável demolição do Parque Aquático Julio de Lamare, que integra o Complexo Esportivo do Maracanã, para as obras de adequação do estádio para a Copa do Mundo de futebol de 2014. Segundo Mariana, isso é um exemplo de falta de preocupação com a estrutura da natação brasileira.
- Tivemos um divisor de águas. A natação ganhou espaço na mídia e no interesse da criançada, que quer praticar um esporte. Isso tem a ver com os resultados. Falta sim estrutura, a gente vê muitas piscinas abandonadas. Tivemos conhecimento que o Julio de Lamare, no Complexo do Maracanã, provavelmente vai ser demolido para ser construído estacionamento para a Copa do Mundo. Ali é um lugar de muita história onde atletas conquistaram índice mundial e olimpico. Estamos dando um passo à frente (em relação a investimento), mas parece que estamos dando um passo para trás com relação à estrutura - afirmou Mariana Brochado.

Thiago Silva marca, e PSG, sem Ibra, elimina o Olympique na Copa da Liga


Paris Saint-Germain nem precisou deIbrahimovic para sair vitorioso do clássico contra o Olympique de Marselha, nesta quarta-feira, pela Copa da Liga Francesa. Atuando com um jogador a mais desde os 26 minutos do primeiro tempo, o time da capital venceu o rival por 2 a 0 no Parc des Princes e assegurou a classificação para as quartas de final do torneio.
Poupado pelo técnico Carlo Ancelotti para a rodada do Campeonato Francês no fim de semana, Ibrahimovic viu Thiago Silva e Javier Pastore comandarem o PSG em campo. O zagueiro foi bem na defesa e ainda abriu o placar para a equipe, enquanto o argentino teve atuação inspirada e participou das principais ações ofensivas do time da capital.
Mais fácil do que o esperado
Mesmo sem seu principal jogador, o Paris Saint-Germain dominou o primeiro tempo. Jogando em casa, o time mostrou segurança na defesa e aproveitou a timidez do Olympique para ir à frente e criar as melhores chances da etapa inicial.
Thiago Silva comemora gol do PSG (Foto: Agência AFP)Thiago Silva abriu o placar para o PSG (Foto: Agência AFP)
Logo aos quatro minutos, Maxwell desceu pela esquerda e cruzou rasteiro, mas Matuidi, livre na área, pegou mal na bola e Mandanda fez uma defesa tranquila. Aos 16, nova oportunidade: após cobrança de falta ensaiada, Thiago Silva escorou de cabeça e Bodmer, de frente para o gol, mandou por cima.
Se já controlava a partida, o PSG teve a missão facilitada aos 26 minutos. Hoarau foi lançado em profundidade e acabou derrubado na área por Fanni, que foi expulso. Na cobrança de pênalti, Thiago Silva bateu com categoria no canto esquerdo de Mandanda para abrir o placar.
Pastore e Ménez fecham o caixão do rival
Thiago Silva comemora gol do PSG (Foto: Agência Reuters)Jogadores do Paris Saint-Germain festejam o gol
do brasileiro Thiago Silva (Foto: Agência Reuters)
Na segunda etapa, o Olympique até esboçou uma postura mais ofensiva, mas logo foi castigado pelo rival. Aos dois minutos, em rápido contragolpe, Pastore tabelou com Ménez, passou fácil por N’Koulou, mas chutou para fora.
Três minutos depois, porém, não houve perdão. O meia argentino acertou um belíssimo lançamento e deixou Ménez na cara do gol. O atacante francês dominou bonito e chutou sem chances para Mandanda, ampliando o placar e diminuindo consideravelmente a esperança do Olympique de conseguir uma reviravolta na partida.
A partir do segundo gol, o jogo perdeu em emoção. Combalido, o Olympique não deixou de ir à frente para tentar a reação, mas as melhores chances foram do PSG, que saía rápido nos contra-ataques. Na oportunidade mais clara, aos 22, Ménez ficou novamente de frente para Mandanda e tocou na saida do goleiro, mas Abdallah evitou o gol. O triunfo parisiense, porém, já estava assegurado.
Lyon é eliminado, e Montpellier avança
Nos outros jogos do dia, destaque para a vitória do Nice sobre o Lyon, em casa, por 3 a 1. Os anfitriões tiveram um início avassalador e, em 15 minutos, construíram a vitória. Eysseric, Traoré e Civelli marcaram para os vencedores, enquanto Gomis diminuiu para os eliminados.
Já o Montpellier, atual campeão francês, conseguiu avançar de fase, ao derrotar o Bordeaux em casa, por 1 a 0. Tinhan foi o autor do gol da vitória.
Nice e Lyon (Foto: Agência Reuters)Debaixo de chuva, Lyon deu adeus à Copa da Liga (Foto: Agência Reuters)

Brasil de azul e branco?


O site “Todo sobre camisetas”, muito citado aqui no blog, divulgou em sua página o que poderá ser o uniforme reserva da seleção brasileira durante a Copa das Confederações 2013. A camisa agora é azul com detalhes em branco na altura dos ombros. Aprovam?

Sem receber salários, Diego Souza tenta liberação imediata do Al Ittihad


Diego Souza Al Ittihad Guangzhou (Foto: Reprodução / Site Oficial)Diego Souza (D) quer sair imediatamente do Al
Ittihad, da Arábia (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Três meses depois de sua chegada ao Al Ittihad, da Arábia Saudita, o meia Diego Souza entrou em contato no fim da última semana com o escritório de advocacia de Marcos Motta, especialista em direito esportivo, para tentar a rescisão unilateral de seu compromisso com os sauditas. O jogador ainda não recebeu salários no novo clube e pretende voltar imediatamente ao Brasil. O primeiro passo foi notificar os árabes para um possível acordo. Se não acontecer, a Fifa será acionada. Segundo pessoas próximas ao camisa 10, ele já negocia e deve acertar com uma equipe paulista para a próxima temporada.
Irritado com a falta de pagamento, Diego pediu para ficar fora da segunda partida da semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, nesta quarta-feira, entre Al Ittihad e Al Ahli. Prioridade do clube na temporada, a competição oferece uma vaga ao campeão no Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro. O clube, no entanto, acabou eliminado.
- Eu não posso falar sobre esse assunto agora. Realmente é uma situação delicada. Estou blindado e, por isso, não posso me pronunciar - afirmou o jogador ao GLOBOESPORTE.COM.
O Al Ittihad pagou apenas o acordo de luvas quando Diego foi contratado. Depois disso, o jogador não recebeu um centavo sequer e sua paciência se esgotou com os sauditas, que tampouco pagaram o que devem ao Vasco e à Traffic pela negociação. O clube carioca teria direito a receber, com a cotação, cerca de R$ 5 milhões da negociação (33,3%), que totalizou aproximadamente R$ 14,4 milhões, mas o departamento jurídico cobra na Fifa ainda uma multa de 20% do total por causa do atraso no pagamento. No dia 8 de novembro expira o prazo para que o time local se posicione à entidade.
O jogador não gostou do discurso da diretoria vascaína de que ele só deixou o clube em julho porque quis e, por isso, já revelou a amigos que não há hipótese de voltar a São Januário. Na última terça-feira, o presidente Roberto Dinamite tornou a tocar no assunto e afirmou que o clube tem um limite para tentar evitar a saída de um jogador que pensa em se transferir.
Como rescindiu seu contrato, nada mais o liga ao Vasco. Mesmo que os advogados cruz-maltinos consigam o ganho de causa na Fifa, o que só deve acontecer em 2013, a disputa pelo dinheiro é só com o Al Ittihad, e Diego poderia jogar normalmente por outro clube.

Em jogo de nove gols, Chelsea vence United e se classifica na Copa da Liga


Chelsea e Manchester United definitivamente tiveram inveja do que aconteceu na véspera.Depois de o Arsenal conquistar uma virada épica sobre o Reading, por 7 a 5, Blues e Diabos Vermelhos protagonizaram um clássico com nove gols no Stamford Bridge, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. Melhor para o campeão continental, que conseguiu o empate nos acréscimos do segundo tempo para resolver a classificação na prorrogação: 5 a 4.
Ramires gol Chelsea (Foto: Getty Images)Ramires marcou o quinto gol do Chelsea na emocionante virada sobre o Manchester United (Foto: Getty)
Como o placar sugere, o jogo foi intenso desde o início até o apito final do árbitro Lee Mason, dessa vez um coadjuvante em campo - no último domingo, quando ambos se enfrentaram pelo Campeonato Inglês, Mark Clattenburg deixou o gramado como um dos responsáveis pelo triunfo do United por 3 a 2. O efeito foi uma faixa levada pela própria torcida vermelha ao estádio agradecendo ao juiz pela "colaboração".
Discussões sobre arbitragem à parte, três brasileiros deixaram seus nomes no duelo desta quarta. O zagueiro David Luiz, de pênalti, e o volante Ramires, já no fim da prorrogação, marcaram para a equipe de Roberto Di Matteo, que contou ainda com os gols de Gary Cahill, Hazard e Sturridge. O time de Alex Ferguson teve Anderson, dono de três assistências, como sua figura mais brilhante - Chicharito, com dois gols, Giggs e Nani também apareceram no marcador.
Os outros confrontos do dia reservaram duas eliminações até certo ponto surpreendentes. Jogando fora de casa, o Tottenham deu adeus diante do Norwich com a derrota por 2 a 1 e direito a pênalti perdido por Dempsey, dos Spurs, nos acréscimos. Já o Liverpool fez ainda mais feio e caiu em pleno Anfield para o Swansea, por 3 a 1.
Nas quartas, os Blues irão visitar o Leeds United, atualmente na Segunda Divisão nacional. O Arsenal também jogará fora de casa, mas teve mais sorte no sorteio: pegará o Bradford, da Quarta Divisão. Swansea x Middlesborough e Norwich x Aston Villa são os outros confrontos.
Chelsea e MAnchester United (Foto: Getty Images)Torcedores do Manchester United levaram faixa ao Stamford Bridge agradecendo Clattenburg (Foto: Getty)
Lá e cá
Assim como no último domingo, foi o Manchester United quem saiu em vantagem no Stamford Bridge. E também com uma colaboração do rival - a bola bateu em David Luiz no gol de Van Persie. Dessa vez a ajudinha veio de Romeu, que vacilou ao receber de Cech. Anderson o desarmou e a bola ficou limpa para Giggs só escolher o canto, aos 21 minutos.
Romeu e Giggs, Chelsea e Manchester United (Foto: Agência AFP)Romeu é vigiado por Giggs (Foto: Agência AFP)
O Chelsea, porém, tinha atitude e ia para cima mesmo sem titulares como Oscar, Hazard e Ramires, os três no banco de reservas, além de Lampard, machucado. Com Lucas Piazon e Victor Moses em velocidade, o time de Roberto Di Matteo conseguiu chegar ao empate. Aos 31, Moses pedalou para cima de Büttner e sofreu o pênalti. David Luiz cobrou com força para vencer Lindegaard.
O próprio defensor brasileiro, no entanto, seria capital para o segundo gol dos visitantes. Ele saiu jogando errado aos 41 minutos e acabou desarmado por Rafael. O lateral acionou Anderson, que deixou Chicharito livre na cara de Cech para deixar o seu - ele já havia marcado o polêmico gol da vitória no último domingo, em impedimento.
Titulares entram, e Chelsea reage
Di Matteo parecia dar importância à vaga nas quartas de final e colocou mais um titular em campo para a etapa final. Com a movimentação que lhe é peculiar, Ramires viu Gary Cahill empatar em um escanteio. Aos seis, após ligeira pressão, o zagueiro da seleção inglesa subiu alto para igualar novamente. Rafael ainda tentou salvar, mas a bola já havia ultrapassado a linha.
Eden Hazard gol chelsea (Foto: Getty Images)Eden Hazard foi o diferencial dos Blues no segundo tempo (Foto: Getty Images)
O United também tinha suas armas. Nani, então sumido no jogo, apareceu para deixar sua marca. O português, que já chegou a ser comparado a Cristiano Ronaldo no início de sua carreira, iniciou bela troca de passes com Anderson e apareceu na pequena área para encobrir Petr Cech.
Não seria um exagero dizer que o gol acomodou os visitantes. Foi o suficiente para o Chelsea crescer - ainda mais com as presenças de Oscar e Hazard. Aos 27, os Blues reclamaram da não marcação de um pênalti quando Mata cruzou e Keane cortou com o braço. Por ironia do destino, o árbitro Lee Mason acabou assinalando a penalidade sobre Ramires no último lance, quando torcedores já deixavam o Stamford Bridge. Hazard igualou e levou o jogo para a prorrogação.
Com um time mais encorpado - o United àquela altura era formado por muitas promessas e reservas -, o Chelsea foi superior o suficiente para dar as cartas. A virada veio aos sete minutos do primeiro tempo, com Sturridge, aproveitando falha incrível de Wootton. Coube ao brasileiro Ramires fechar o caixão aos 11 da etapa final depois de linda jogada de Hazard. Ou achar que o caixão estava fechado, pois Chicharito, de pênalti, ainda descontou nos acréscimos. Parou por aí

CR7 promove reconciliação entre mãe e filha em programa de TV na Itália


cristiano ronaldo - boleirama - programa de tv (Foto: Reprodução)CR7 ao lado da fã (Foto: Reprodução)
Cristiano Ronaldo trocou de papel no último sábado. Ao invés de goleador, o atacante do Real Madrid virou conciliador. Em uma folga concedida pelo técnico José Mourinho, o luso foi a Roma, na Itália, para participar do programa 'C'è posta per te', do Canale 5.
A missão do atacante era promover a reconciliação entre uma mãe, Guiseppina, e sua filha Maria, que tem o atleta como ídolo. O programa bateu recorde de audiência com 23% do share em relação aos outros canais contra 19,7% da edição mais vista anteriormente. No palco, CR7 pediu à menina que perdoasse a mãe:
- Acompanhei a história e uma coisa que vou dizer do fundo do meu coração: você tem que saber perdoar, a vida é tão curta - disse ele.
Falando em português e por vezes arriscando um italiano, Cristiano Ronaldo conseguiu cumprir seu objetivo. Além disso, presenteou a fã com uma bola autografada e com um colar, que ele mesmo colocou.
cristiano ronaldo - boleirama - programa de tv (Foto: Reprodução)Cristiano Ronaldo esteve no programa italiano  (Foto: Reprodução)

PSG volta a mostrar interesse em CR7 e pode pagar R$ 263 mi, diz jornal


Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Borussia Dortmund (Foto: AP)Cristiano Ronaldo segue na mira do PSG (Foto: AP)
Paris Saint-Germain está disposto a oferecer € 100 milhões (R$ 263 milhões) aoReal Madrid para contratar o portuguêsCristiano Ronaldo em 2013 e os dirigentes dos dois clubes já teriam participado em uma reunião. A informação é do jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”.
No mês passado, especulações de um possível interesse do PSG por Cristiano Ronaldo foram rechaçadas pelo diretor de futebol do clube francês, o brasileiro Leonardo, e pelo próprio Real Madrid. No entanto, a publicação dá a entender que as opiniões mudaram.
O empresário do jogador, Jorge Mendes, que também administra os interesses do técnico da equipe espanhola, José Mourinho, organizou um encontro entre dirigentes do PSG e Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, na presença de Cristiano, de acordo com o diário da Velha Bota.
O clube francês também estaria disposto a atender as exigências salariais do astro português, quase € 18 milhões (R$ 47,3 milhões) por ano, mais do que ele recebe do Real Madrid (€ 14 milhões) e mais do que recebe a grande estrela da equipe parisiense, o sueco Zlatan Ibrahimovic (€ 14,5 milhões).
Para convencer o Real Madrid, Mendes, que também tem como cliente o colombiano RadamelFalcao García, poderia propor o jogador do Atlético de Madri como sucessor de CR7 no Real, em uma transferência calculada em € 70 milhões (R$ 184 milhões).
Mourinho no PSG?
Além disso, de acordo com a "Gazzetta", o técnico José Mourinho também seria alvo do PSG, mas a publicação não entra em detalhes sobre como se daria essa negociação. Além disso, o atual técnico do time francês, o italiano Carlo Ancelotti, não se encontra desprestigiado no clube

Kaká marca de canhota e ajuda Real a abrir boa vantagem na Copa do Rei


Podem argumentar que o adversário era o Alcoyano, da Terceira Divisão, mas o Real Madridfez o que se esperava dele. Com um "misto frio" (sem Cristiano Ronaldo e com Kaká entre os titulares), os merengues abriram grande vantagem pelo jogo de ida da fase de 16 avos da Copa do Rei ao golearem por 4 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio El Collao. O meia da seleção brasileira deixou sua marca em um chute de canhota e ainda deu a assistência para Karim Benzema fechar o placar. O próprio centroavante francês e Jose Rodríguez completaram para os visitantes, enquanto Javi Lara descontou.
Kaka gol Real Madrid (Foto: AP)Kaká marcou o segundo gol do Real e ainda deu uma assistência para Benzema (Foto: AP)
O resultado deixa o time de José Mourinho tranquilo quanto a uma vaga nas oitavas de final, já que poderá perder por até 3 a 0 no Santiago Bernabeu que ainda assim seguirá classificado. O adversário na próxima fase sairá do confronto entre Almería e Celta de Vigo. O Valencia é um possível rival nas quartas, enquanto o Barcelona seria a pedra no caminho na semifinal.
Curiosamente, os jogadores do Alcoyano não devem ter saído muito tristes de campo, já que a oportunidade de visitar a capital espanhola e o Santiago Bernabéu está garantida no próximo dia 28 de novembro. No dia 18, durante o sorteio, o elenco foi ao delírio ao descobrir que o time de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e companhia seria o adversário (relembre aqui no post do Brasil Mundial FC).
Alvaro Morata do Real madrid e Javier Lara Grande (Foto: AFP)Morata foi um dos nomes menos famosos do Real Madrid diante do Alcoyano (Foto: AFP)

'Ex-gordinho' no Flu, Samir brilha no Fla e chega à Seleção sub-20


Mattheus e Samir Flamengo (Foto: Arquivo Pessoal)Mattheus e Samir, representantes do Flamengo na
seleção brasileira sub-20 (Foto: Arquivo Pessoal)
O Flamengo teve dois jogadores convocados para a seleção brasileira sub-20, que disputará dois amistosos contra o Paraguai nos dias 7 e 9 de novembro. Um deles, Mattheus, já está no profissional e é conhecido da torcida rubro-negra. O zagueiro Samir, que completa 18 anos em dezembro, ainda busca seu espaço.

Ele está há um ano e meio no clube. Samir chegou emprestado pelo Audax-RJ, mas o Rubro-Negro comprou 60% de seus direitos econômicos e firmou um vínculo até 2015. Seu grande cartão de visitas com a camisa do Fla foi o bom desempenho na Taça BH deste ano, quando o time perdeu na final (nos pênaltis) para o Grêmio, mas o zagueiro foi eleito o craque da competição.

- Estou muito feliz com a convocação. Treinei bastante e me empenhei nos jogos para conseguir. Cheguei à Seleção e agora não quero sair mais. Acho que o principal foi a Taça BH. Foi uma grande vitrine, as portas se abriram para mim - disse ao GLOBOESPORTE.COM.
Samir Flamengo (Foto: Arquivo Pessoal)Samir em ação com a camisa do Flamengo
(Foto: Arquivo Pessoal)
Os primeiros passos de Samir no futebol foram dados no rival Fluminense, mas o zagueiro não conseguiu permanecer no Tricolor. Entre os problemas, a dificuldade com a balança.

- Fui campeão de algumas competições, mas o tempo passou. Tive alguns problemas com peso, não conseguia emagrecer. Era baixo e gordinho. Não era aproveitado, e isso me deixava triste. Não tinha confiança, aí chegou o momento em que fui mandado embora.

Depois da frustração no Flu, Samir quis desistir e estudar. Em seus planos estavam a faculdade de Engenharia Civil e um curso de inglês, mas seus pais o incentivaram a persistir na tentativa de ser jogador. A mãe correu em busca de testes para o filho.

- Podia fazer os testes no Audax e no Vasco. Preferi o Audax porque era mais perto de casa. Comecei a jogar, e as oportunidades apareceram. Conquistei meu espaço, e o Flamengo se interessou.
O menino gordinho e baixo ficou para trás. O zagueiro, segundo ele "entre 1,87m e 1,88m", foi contratado para defender o juvenil do Fla. Agora, ele está com a equipe que disputa a Copa do Brasil sub-20. Nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o Cruzeiro pelas oitavas de final (com transmissão do SporTV).
Samir espera ter um bom desempenho mais uma vez e seguir os passos do amigo Mattheus, que já está incorporado aos profissionais.

- Temos que pensar sim, sempre imaginar coisas boas. Claro que todos queremos chegar no profissional. Temos que aproveitar estas oportunidades, a Copa do Brasil é uma boa vitrine

Zinho elogia grupo do Fla e lembra: 'Tem que respeitar essa camisa'


Olhos arregalados, orgulho estampado no rosto e parabenização aos jogadores. Essa foi a postura de Zinho depois do empate por 1 a 1 com o Atlético-MG. Jogando grande parte do jogo com um homem a menos, já que Wellington Silva foi expulso aos 42 minutos do primeiro tempo, o Flamengo conseguiu segurar o resultado.
- Tem que respeitar essa camisa. Flamengo é isso. Dedicação incrível desde o primeiro tempo quando perdemos um jogador. Estou orgulhoso de ser diretor desse grupo. Estou orgulhoso dos meus jogadores - disse à Rádio Globo após o fim da partida.
Mais uma vez a arbitragem foi motivo de reclamação das duas equipes. Zinho criticou Sandro Meira Ricci por conta dos minutos de acréscimo nas duas etapas.
- Dez minutos de acréscimo! Nunca vi isso. Sem necessidade, mas os jogadores foram guerreiros - disse o dirigente.
Zinho e Renato Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Zinho cumprimenta Renato Santos na entrada do vestiário (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Postado na porta do vestiário, Zinho abraçou um por um todos os jogadores. Além do parabéns, o dirigente já começou a dar recomendações para que os jogadores se alimentem e descansem para a partida com o Figueirense, sábado, em Volta Redonda.
- Agora é recuperar os jogadores o quanto antes. É um absurdo ter jogo sábado. Espero que a torcida lote o Raulino de Oliveira e nos ajude a vencer o Figueirense - afirmou.

EM MAIS UM JOGO TUMULTUADO, GALO E FLA EMPATAM POR 1 A 1. FLU AGRADECE


  • personagem
    Ronaldinho
    O craque do Galo não fez grande partida, mas apareceu com boas jogadas, nas reclamações contra o árbitro e na cobrança de falta na trave, no finzinho.
  • perfeição
    Renato Abreu
    Além de fazer gol do Fla com belo chute fora da área, o camisa 11  teve uma boa atuação, acertando todos os 21 passes que deu  na partida.
  • arbitragem
    Meira Ricci
    Com marcações duvidosas, o árbitro conseguiu desagradar os dois lados. Foi confuso tanto técnica, como disciplinarmente durante todo o jogo.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
435 comentários
Em uma partida marcada pela tensão do início ao fim, com uma série de lances polêmicos e três expulsões (duas delas fora das quatro linhas), Atlético-MG e Flamengo empataram em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Independência, resultado que beneficiou o Fluminense, líder do Campeonato Brasileiro, com oito pontos de vantagem sobre o time mineiro (72 a 64). Para a equipe rubro-negra, que jogou com um a menos desde os 42 minutos do primeiro tempo, quando Wellington Silva foi expulso, o resultado foi muito bom, pois a distanciou mais da zona de rebaixamento. Em 14º lugar, o Fla tem agora 41 pontos, oito a mais que o Sport, time mais bem colocado no Z-4.
O técnico Dorival Júnior, do time carioca, e Carlos Cesar, que estava no banco da equipe  mineira, também foram expulsos pelo confuso árbitro Sandro Meira Ricci. Renato Abreu marcou para o Fla, e Leonardo igualou o marcador para o Galo. Na próxima rodada, o Atlético-MG enfrentará o Coritiba, no Couto Pereira, neste domingo, às 19h30m (de Brasília). O Flamengo pega o Figueirense no dia anterior, às 21h, em Volta Redonda (RJ),
O resultado deixou o atacante Jô um pouco descrente no título brasileiro. Para o jogador do time mineiro a meta passou a ser disputar a Libertadores, competição que o clube alvinegro não disputa desde 2000:
- Agora complicou um pouquinho, não era o que a gente queria. Ainda temos alguns jogos pela frente, o primeiro objetivo é a Libertadores, está mais próximo. Depois ainda dá para pensar no título.
Já o ponto conquistado fora de casa foi valorizado por Vagner Love, que não marca há sete jogos. Seu último gol foi justamente contra o Atlético-MG, no Engenhão, em 26 de setembro.
- O time teve raça, determinação. Mesmo com um a menos quase conseguimos uma vitória, o grupo todo está de parabéns pelo que correu no segundo tempo - disse o atacante rubro-negro.
O jogo
Para Ronaldinho Gaúcho, a partida começou antes do apito inicial de Sandro Meira Ricci. De semblante fechado e pilhado, ele deu piques de um lado para o outro assim que entrou em campo, sendo ovacionado pela torcida do Galo e pedindo mais e mais gritos de incentivo. Com vontade excessiva, o camisa 49 do time mineiro acertou Ibson no meio do campo logo no início do jogo e deu sorte de não ter levado o cartão amarelo. O Atlético-MG parecia nervoso e quem teve mais presença no campo ofensivo no início foi o Flamengo, porém sem concluir com perigo.
Bernard disputa a bola no Independência (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Bernard tenta passar por Wellington Silva (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
Num campeonato tão cheio de questionamentos à arbitragem, principalmente pelo lado mineiro, mais um ingrediente para alimentar a revolta da torcida do Galo ocorreu aos 10 minutos, quando Ronaldinho caiu na área após choque com Ibson e ficou esbravejando pedindo pênalti. O árbitro ignorou. O domínio da partida logo passou para o lado atleticano e as chances de gol foram aparecendo. Aos 19, Ronaldinho cobrou falta da esquerda, e Felipe defendeu com um soco; um minuto depois, Jô chutou de canhota de fora da área e acertou o travessão.
A opção para a equipe carioca, que ficou acuada, passou a ser os contra-ataques, que não se encaixavam. Foi só acalmar os nervos, segurar um pouco a bola no ataque e chutar de média distância que conseguiu, no seu primeiro lance de real perigo, abrir o marcador, aos 27. Ibson deu passe de carrinho para Renato Abreu, que disparou um petardo que fez Victor só passar pela linha reta descrita pela bola quando ela já estufava a rede: Fla 1 a 0.
Em desvantagem, o Atlético-MG partiu para cima e perdeu ótima chance com Réver, que furou livre na linha da pequena área, aos 32. Logo depois, Felipe torceu o tornozelo esquerdo sozinho, foi atendido, tentou continuar em campo, mas, mancando muito, pediu para sair e foi substituído por Paulo Victor, aos 37. A pressão sobre o árbitro exercida pelos atleticanos, que gritavam "vergonha" desde o pênalti reclamado por Ronaldinho, deu resultado. Após mostrar aos 19 um cartão amarelo para Wellington Silva que os flamenguistas consideraram exagerado, Ricci acabou expulsando o lateral-direito rubro-negro com novo amarelo, aos 42, após falta em Guilherme. O Galo passou a rondar a área adversária, mas sem sucesso até o fim da etapa inicial.
Com um a mais, Galo pressiona, empata, mas não consegue a virada
Na volta para a etapa final, o técnico Dorival Júnior recebeu a notícia de que estava expulso por reclamar da arbitragem no fim do primeiro tempo. O auxiliar Celso de Resende passou a substituí-lo no banco do Flamengo. Antes, o treinador rubro-negro havia feito uma alteração para reforçar sua incompleta defesa: o zagueiro Welinton entrou no lugar do atacante Liedson. Do outro lado, Cuca mexeu no seu ataque, tirando Guilherme e mandando o ex-atacante do Fla Leonardo a campo.
Como era de se esperar, o time da casa voltou a todo vapor em busca do empate, e a equipe carioca pouco conseguia sair de sua defesa. A pressão atleticana foi tanta que o gol não demorou a sair. E veio com o talismã Leonardo, aos 12. Bernard cruzou da esquerda e o centroavante que saiu do banco do Galo subiu completamente livre no meio da área rubro-negra para cabecear e ver a bola tocar na trave esquerda de Paulo Victor e entrar: 1 a 1.
Pierre e Cleberson, Atlético-MG e Flamengo (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)Cleber Santana e Pierre disputam a bola no meio do campo (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)

A blitz mineira continuou, e aos 17 Marcos Rocha recebeu na área, mas diante do goleiro do Fla tentou tocar para Jô e não foi feliz. Logo depois, Carlos César, que se aquecia fora de campo, deve ter falado algo desagradável para Roberto Braatz. O assistente avisou ao árbitro, que expulsou o reserva do Atlético-MG. No gramado, era quase um ataque contra defesa, com a equipe da casa encurralando o Flamengo, que só aparecia na frente em esporádicos contragolpes, quase sempre com poucos jogadores.
Bernard fazia grande partida pela esquerda e infernizava a defesa rubro-negra. Aos 28, o camisa 11 do Atlético-MG penetrou na área pela esquerda, com um drible tirou dois da jogada, mas na hora de concluir foi travado por Amaral e a bola foi a escanteio. Solitário numa ilha cercada de zagueiros atleticanos, Love tentava com todas as suas armas superar os rivais. Mas só dava Galo no ataque: aos 36, Leandro Donizete arriscou de fora da área, e Paulo Victor fez grande defesa a escanteio no seu canto esquerdo.
O grito de gol da torcida alvinegra ficou preso na garganta quando Ronaldinho cobrou uma falta mal marcada pelo árbitro, aos 43. A bola passou por cima da barreira e tocou na junção da trave esquerda e o travessão de Paulo Victor, que nada mais podia fazer para evitar que a bola entrasse. Nos minutos finais, o Galo se mandou todo para fazer o gol da vitória e deixou espaços perigosíssimos para os contra-ataques rubro-negros, mas ninguém conseguiu marcar mais um e o empate foi bem melhor para os times cariocas: Fla e Flu.