31 de jul. de 2012

Londres, dia 4: o peso da alma de Phelps é medido em toneladas


Michael Phelps, Natação, 4 x 200m, Medalha (Foto: Agência Reuters)Michael Phelps mostra ouro história: o maior
ganhador das Olimpíadas (Foto: Agência Reuters)
É uma maluquice. Dizem que se temos, por exemplo, exatos 70 quilos no instante de nossa morte, passaremos a ter 69 quilos e 979 gramas um segundo depois, quando já tivermos batido as botas. O leitor, antenado que é, há de perguntar: onde cargas d’água foram parar os 21 gramas que sumiram repentinamente de nosso peso de defunto? Um ex-cientista americano, já falecido, jurava de pé junto que tinha a resposta. Esses 21 gramas são o peso da alma, dizia ele. O cara era um bocado pirado e, para provar sua tese, pesou seis pessoas pouco antes e pouco depois de elas morrerem. Bingo: todas elas perderam peso – geralmente, 21 gramas. Mas o criador da tese, chamado Duncan MacDougall, teve um porém na formulação dela, uma ressalva que deixa os resultados sob suspeita: ele não viveu o bastante para poder pesar Michael Phelps.
No caso do nadador americano, o experimento deveria ser mais amplo, para explicar como é que esse cara, com uma alma que pesa toneladas, consegue boiar. Mais: como ele consegue nadar? Mais ainda: como ele consegue ganhar, atenção, 15 medalhas de ouro? Mais ainda ao quadrado: como ele consegue se tornar o sujeito que mais ganhou medalhas (são 19!) na história dos Jogos Olímpicos?
Que os céus cuidem com carinho da alma (tenha ela o peso que tiver) de Duncan MacDougall, falecido em 1920. Mas não é pecado abrir algumas exceções na tese dele – que depois inspiraria um filmaço, chamado justamente “21 Gramas”, dirigido pelo mexicano Alejandro Iñárritu, com Sean Penn no elenco. E a exceção que nos cabe nesta terça-feira é Michael Phelps. Ele não pode ter, ao alcançar uma marca tão absurda, ao quebrar um recorde que durava quase meio século, uma alma igual à de todos os outros. Em um dia de altos e baixos para o esporte brasileiro em Londres, o nadador americano virou o maior vencedor da história das Olimpíadas - gostemos dele ou não. 
Michael Phelps, Natação, 4x200m, Medalha (Foto: EFE)Fenômeno: das 19 medalhas conquistadas por Michael Phelps, 15 são de ouro (Foto: EFE)
Histórico
Phelps colocou mais duas medalhas na sua coleção nesta terça-feira. Foi prata nos 200m borboleta, superado pelo sul-africano Chad le Clos na última braçada, em prova daquelas de eliminar qualquer vestígio de fôlego. E depois fechou a participação da equipe americana nos 4x200m livre. No instante em que encostou seus dedos na marca final, ele virou história. Com sua 19ª medalha em Olimpíadas, superou a ex-ginasta Larissa Latynina, nascida na Ucrânia, que representou a União Soviétiva nos Jogos de Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964. A marca, portanto, durava 48 anos. (Na galeria de fotos ao lado, veja imagens do fenômeno com todas as medalhas que ele conquistou em Jogos Olímpicos. Abaixo, observe um comparativo entre as façanhas de Phelps e da recordista anterior).
info Phelps X Latynina Medalhas (Foto: arte esporte)
O curioso é que Phelps se consolida ainda mais como mito olímpico em um momento que está muito longe de ser o melhor dele. Em 2009, o nadador foi flagrado usando maconha e acabou suspenso por três meses pela federação americana de natação. Perdeu patrocínios. E viu suas marcas piorarem. Passou a sofrer com críticas, até com alguma antipatia. Virou antagonista dele mesmo – os grandes personagens nem precisam de outros como antagonistas.
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
basquete loul deng grã-bretanha leandrinho brasil londres 20212 (Foto: Agência Reuters)Brasil larga mal contra a Grã-Bretanha, mas se recupera e vence o jogo (Foto: Agência Reuters)
O Brasil fechou seu terceiro dia seguido sem medalhas em Londres, o que rendeu uma queda para o 14º lugar no quadro geral. Mas houve vitórias representativas.
No basquete, apesar de parecer ter tomado sonífero no primeiro quarto, com apenas quatro pontos, a equipe verde-amarela teve reação e venceu a Grã-Bretanha por 67 a 62. É o segundo triunfo do time brasileiro em dois jogos em Londres. Tiago Splitter foi o cestinha da partida, com 21 pontos.
No vôlei de praia, mais duas vitórias. Alison e Emanuel bateram a dupla suíça formada por Bellaguarda e Heuscher por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/12. Talita e Maria Elisa tiveram mais dificuldades, mas derrotaram Goller e Ludwig, da Alemanha, por 2 sets a 1, parciais de por 21/19, 29/31 e 15/13.
Bom resultado também na vela. Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram em primeiro e segundo nas duas regatas do dia e pularam para a vice-liderança da classe Star. Nenhum dos demais brasileiros está entre os dez em suas respectivas categorias.
Cesar Cielo semifinal 100m Jogos de Londres natação (Foto: Martin Bureau/AFP)Cesar Cielo, campeão olímpico, vai à final dos
100m livre (Foto: Martin Bureau/AFP)
Nas piscinas, Cesar Cielo fez aquilo que se espera de um dos favoritos na prova, medalha de bronze nela em Pequim. Cravou presença na final dos 100m livre. Fez o quinto melhor tempo do dia na prova. O mais veloz foi o principal adversário dele, o australiano James Magnussen. A final é nesta quarta-feira – as provas decisivas começam às 15h30m.
Também nas águas, houve decepções.Joanna Maranhão sequer foi às semifinais dos 200m borboleta. Nos 200m peito para homens, Tales Cerdeira fez muito boa prova e não se classificou para a final por detalhes. Teve o nono tempo. Henrique Barbosa não conseguiu chegar às semifinais na mesma prova.
No futebol, a seleção brasileira feminina, depois de boa largada na competição, perdeu por 1 a 0 para a Grã-Bretanha e ficou com o segundo lugar do Grupo E. Com isso, pegará o Japão nas quartas de final, na sexta-feira. É uma parada dura. São as atuais campeãs mundiais.
Mas a maior tristeza do dia esteve no judô. Leandro Guilheiro, candidatíssimo ao ouro, não conseguiu medalhas na categoria meio-médio. Perdeu para o americano Travis Stevens nas quartas de final e depois foi derrotado pelo japonês Takahiro Nakai na repescagem.Mariana Silva caiu na primeira fase, para a chinesa Lili Xu, também no meio-médio.
judô leandro guilheiro londres 2012 (Foto: Agência AFP)A decepção de Leandro Guilheiro: favorito ao ouro, ele fica sem medalhas em Londres
Se a terça-feira foi positiva ou negativa para o tênis, só a quarta-feira poderá dizer. É que o jogo de duplas de Bruno Soares e Marcelo Melo contra os tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek foi interrompido no terceiro set, empatado por 18 a 18, por falta de luz natural. Detalhe: o confronto já durava 3h45m.
Prodígio chinesa nas águas e nariz com nariz no tatame
Foi um dia de disputas fortes, entre alguns dos principais nomes dos Jogos. Na natação, além da marca histórica de Phelps e da classificação de Cielo, chamou a atenção a conquista demais um ouro pela prodígio chinesa Shiwen Ye. Aos 16 anos, ela ganhou os 200m medley e quebrou o recorde olímpico da prova, com 2m07s57. Antes, já havia sido a primeira nos 400m medley, com recorde mundial.
No judô, saiu faísca. Quase acabou em socos a disputa entre o alemão Ole Bischof e o americano Travis Stevens, aquele que eliminou Guilheiro. O algoz do brasileiro levou uma pancada no supercílio e lutou com o rosto enfaixado. Houve um momento em que ele e o europeu, com a luta interrompida, ficaram nariz com nariz, se desafiando. O árbitro teve que separar. No fim, vitória do alemão e desespero do americano, que caiu em choro com a derrota – faria o mesmo ao perder o bronze para o canadense Antoine Valois-Fortier. Na final, o sul-coreano Jae-Bum Kim venceu Bischof e ficou com o ouro.
judô Ole Bischof e travis stevens londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Travis Stevens quase sai no soco com alemão depois de levar pancada (Foto: Agência Reuters)
Outro destaque do dia foi a conquista da medalha de ouro pelos Estados Unidos na disputa por equipes da ginástica artística. Uma das favoritas, a Rússia cometeu falhas nos quatro aparelhos e ficou com 5.066 pontos a menos que o quinteto formado por Jordyn Wieber, Alexandra Raisman, Kyla Ross, McKayla Maroney e Gabrielle Douglas. O terceiro lugar foi da Romênia.
A terça-feira também teve um recorde, mas longe de ser tão expressivo quanto o de Phelps, no tênis. O jogo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o canadense Milos Raonic durou 3h57m. Além de ter o set mais longo em games disputados (25/23 para o europeu no terceiro), o duelo quebrou o recorde de partida mais longa disputada em melhor de três nas Olimpíadas (66 games). Tsonga venceu por 2 a 1.
A vontade de vencer dos tenistas foi o extremo oposto de duas duplas do badminton. As chinesas Xiaoli Wang e Yang Yu e as sul-coreanas Kyung Eun Jung e Ha Na Kim não quiseram vencer o duelo desta terça-feira. Quem perdesse, só pegaria as chinesas Tian Qing e Zhao Yunlei, favoritas ao ouro, na final. As duas duplas forçaram erros de saque e irritaram o público, que passou a vaiar as atletas. A arbitragem chamou as quatro para conversar, e o jogo passou a ter o mínimo de normalidade. A parceria da Coreia do Sul acabou vencendo o duelo por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11), em apenas 23 minutos de jogo.
Árbitro conversa com Xiaoli/Yang, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul, no badminton (Foto: Reuters)Árbitro conversa com Xiaoli/Yang, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul, no badminton (Foto: Reuters

Laor não confia em permanência de Ganso e diz: ‘Tragam as propostas’


PRESIDENTE DO SANTOS ALAOR RIBEIRO  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luis Alvaro não acredita na permanência de Ganso
no Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ao que tudo indica, o futuro de Paulo Henrique Ganso está bem distante da Vila Belmiro. Na noite desta segunda-feira, o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro confirmou que o meia pediu para ser negociado após as Olimpíadas. Apesar do desejo do jogador e da aceitação da direção do Peixe, a transferência não é considerada tão simples pelos lados do clube alvinegro.
– Ele já disse pra mim, há dois meses, que queria renovar. Eu me comprometi a fazer um reajuste salarial. A proposta do Santos triplicava o que ele ganha atualmente, como piso mínimo. Era uma coisa parecida com a situação do Neymar, de vender a imagem, mas ele não gostou – disse o mandatário, em entrevista à TV Cultura.
Segundo o presidente do Peixe, os valores pedidos pelo camisa 10 estão fora da realidade.
– O Ganso voltou com uma contraproposta impensável para os padrões brasileiros e disse que não aceitava. Aí ele disse que queria sair. Com o que ele queria, eu contrataria a seleção argentina e mais dois reservas uruguaios – completou.
Segundo Laor, o Santos liberou o atleta e seus representantes a levar ofertas ao clube. A única que chegou até as mãos do presidente foi do Internacional, mas com valores considerados muito baixos pelos alvinegros. Novas conversas devem acontecer após a participação da seleção brasileira nas Olimpíadas de Londres.
– Tragam as propostas. O mínimo razoável eu aceito, que é a multa – declarou.
Tragam as propostas. O mínimo razoável eu aceito, que é a multa"
Luis Alvaro de Oliveira, sobre o futuro de Ganso
Além do desejo do atleta, Luis Alvaro garante que outro fator que facilitaria a saída de Ganso do clube é a vontade do torcedor alvinegro. Apesar da idolatria e da importância do jogador nas conquistas do tricampeonato paulista, da Copa do Brasil e da Taça Libertadores da América, o jogador não está mais em alta com os santistas devido aos recentes desempenhos e polêmicas.
– Grande parte (da torcida) vê com muita restrição as atuações que ele tem tido. Conversei com o Muricy sobre isso. Ele ainda acredita que há um problema físico. Fez uma cirurgia, não tem ritmo de jogo, tem de fazer um fortalecimento muscular. Haverá um momento em que ele voltará a jogar futebol. Se isso será daqui um mês ou dois, eu não sei – disse.
Apesar de dar indícios de que a trajetória de Ganso no Santos esteja com os dias contados, Luis Alvaro garante que não negocia o atleta por um valor inferior ao previsto em contrato, que é válido até 2015. A multa para uma transferência nacional é de R$ 53 milhões. Como o clube detém 45% dos direitos econômicos do atleta, teria direito a receber o equivalente a R$ 23,8 milhões.
– A vontade do jogador tem de ser sempre predominante. Não adianta ter um cara chateado, eu sempre respeito a vontade do jogador, foi assim com Wesley, André, Jonathan, mas respeitados os direitos do Santos, que estão claramente tipificados no contrato que a gente assinou – declarou o dirigente
Laor ainda garantiu que o atleta seguirá atuando normalmente caso nenhuma oferta interessante chegue ao clube.
– O fato concreto é que ele tem contrato, uma multa. Se não rescindir o contrato tem de jogar. Se não jogar bem vai para o banco. Se for para o banco não vai sair nunca, vai ter de ficar até 2015 – finalizou

Beisebol Madrid


Pode-se dizer que o Real Madrid aproveitou o dia de treino no North Athletic Field, na UCLA, em Los Angeles, durante sua pré-temporada. Após o futebol, os jogadores trocaram a chuteira pelo taco de beisebol. Kaká, Higuaín, Callejón e Xabi Alonso foram alguns dos que se aventuraram no esporte americano.
O volante, inclusive, acabou elogiado por Gerardo Parra, jogador do Arizona Diamondbacks, time local.
“Ele comentou que um dia foi ver um jog ode beisebol e saiu emocionado. Isso o animou a praticar o esporte com as máquinas de arremesso e por isso é tão bom com o taco”, disse.
Veja abaixo:

De Messi a Guiñazu: Sabella convoca Argentina para jogo contra Alemanha


Guiñazu volante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Guiñazu segue como peça na seleção argentina
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O técnico Alejandro Sabella manteve a base da seleção argentina que derrotou o Brasil no último mês de junho para o amistoso contra a Alemanha, no próximo dia 15, em Frankfurt. O craque Lionel Messi, autor de três gols no time olímpico brasileiro, lidera a lista divulgada nesta terça-feira que ainda conta com o volante Pablo Guiñazu, do Internacional.
Ao todo, o treinador optou por chamar 18 jogadores que atuam no exterior - outros do futebol local serão convocados nos próximos dias. Além de Messi e Guiñazu, nomes como os atacantes Sergio Agüero, do Manchester City, e Gonzalo Higuaín, do Real Madrid, estão presentes. Enquanto isso, o zagueiro Fabricio Coloccini, do Newcastle, retorna animado depois de ser incluído na seleção do Campeonato Inglês. Carlitos Tevez, também dos Citizens, segue como grande ausência, assim como o meia Javier Pastore, do Paris Saint-Germain.
Guiñazu enfrentou a seleção brasileira no último 9 de junho, em amistoso disputado em New Jersey. Na ocasião, ele entrou no segundo tempo e viu a Argentina virar o placar para 4 a 3, com direito a um golaço de Messi nos minutos finais.
Messi comemora gol da Argentina contra o Brasil (Foto: AFP)Messi comemora gol da Argentina contra o Brasil: craque fez três na seleção olímpica de Mano (Foto: AFP)
O atacante do Barcelona, inclusive, chegará descansado das férias depois de sua melhor temporada em números individuais: 73 gols em 60 jogos com a camisa do Barça e nove gols em nove jogos pela Argentina, num total de 82 gols e 33 assistências em 69 partidas em 2011/2012.
No último sábado, Messi iniciou 2012/2013 prometendo manter o nível: ele marcou três vezes na goleada sobre o Raja Casablanca, por 8 a 0, em amistoso disputado no Marrocos. O seu companheiro de ataque, Sergio Agüero, é outro que tem brilhado na pré-temporada. O genro de Diego Maradona anotou um golaço na vitória do Manchester City sobre a seleção da Malásia, na última segunda.
Confira a lista de 18 jogadores:
Goleiros: Sergio Romero (Sampdoria) e Mariano Andújar (Catania).
Defensores: Ezequiel Garay (Benfica), Federico Fernández (Napoli), Hugo Campagnaro (Napoli), Marcos Rojo (Sporting Lisboa), Pablo Zabaleta (Manchester City) e Fabricio Coloccini (Newcastle).
Meio-campistas: Ángel di María (Real Madrid), Pablo Guiñazu (Internacional), Eduardo Salvio (Benfica), Fernando Gago (Valencia), Javier Mascherano (Barcelona) e José Sosa (Metalist Kharkiv).
Atacantes: Gonzalo Higuaín (Real Madrid), Ezequiel Lavezzi (Paris Saint-Germain), Lionel Messi (Barcelona) e Sergio Agüero (Manchester City)

Neymar blaugrana


A imprensa da Catalunha parece estar louca para ver Neymar no Barcelona. Na capa da edição desta quarta-feira , o jornal “Sport” publicou uma montagem do craque santista vestindo a camisa blaugrana ao lado de Lionel Messi. A matéria em questão é sobre como o brasileiro e o argentino podem, sim, jogar juntos.
Por Marcos Felipe

Bolas novas, por favor


Que tal a pontaria de Maria Sharapova, brincando de Guilherme Tell com Novak Djokovic? Confira abaixo:
Como avisei alguns posts atrás, está difícil arrumar tempo para atualizar o blog. Até que eu consiga tempo para escrever sobre a campanha brasileira em Londres, este espaço ficará com vídeos e outras amenindades. Agradeço a compreensão e prometo voltar a escrever o mais rápido possível

Após assumir bissexualidade, Mayssa diz que só falará de handebol


Os sorrisos durante o treinamento da tarde desta terça-feira, em Crystal Palace, refletiam a satisfação pelas vitórias nas duas primeiras rodadas do handebol nos Jogos Olímpicos. Entretanto, a preocupação de membros da comissão técnica e de Mayssa era evidente. Um dia após ser o destaque em sua estreia no torneio, a goleira reserva do Brasil era o centro das atenções. O motivo? A exibição diante de Montenegro ficou em segundo plano diante das declarações em que assumiu sua bissexualidade em entrevista, nesta segunda-feira, ao Uol.
mayssa handbol londres 2012 (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Mayssa (E) durante o treino da seleção de handebol em Londres (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Com um batalhão de jornalistas à espera das entrevistas, Mayssa fazia alongamento com olhar de preocupação no momento em que a assessora de imprensa da Confederação Brasileira de Handebol e a chefe de equipe, Rita Orsi, se aproximaram. Depois de um rápido diálogo, a goleira se levantou, colocou a mochila nas costas e deixaria o local em silêncio. Mas os repórteres, que conversavam com o treinador Morten Soubak, voltaram-se para ela e a pergunta sobre sua declaração foi inevitável. Na resposta, ela foi objetiva: só os Jogos interessam.
- Eu estou focada. O que vale agora é o que eu quero. Se a imprensa tiver alguma pergunta, que seja sobre o handebol, para falar das Olimpíadas e do foco.
Aparentemente assustada com a repercussão, Mayssa sorriu sem graça ao ser perguntada se havia algum arrependimento por conta da revelação.
- Eu não quero falar sobre isso. Quero falar só sobre o handebol agora. Só perguntas sobre isso, não de outra coisa. Sobre a minha vida privada, não.
Quero falar só sobre o handebol agora. Só perguntas sobre isso, não de outra coisa"
Mayssa
A estratégia de evitar o assunto foi repetida pelo treinador dinamarquês.
- Não entendi nada. Qual é a pergunta?
Diante da repetição, adotou discurso semelhante ao de Mayssa.
- Não sei. Não tenho comentários sobre esse assunto. Se você quer conversar comigo, eu respondo sobre Olimpíadas, handebol, jogo, tática.... Não há problema algum.
Diante da insistência, disse que não lera nada sobre a polêmica envolvendo sua goleira.
- Do assunto da Mayssa, não li nada. Nem aqui nem na Dinamarca. Estou focado nos Jogos. O que saiu ou não, não li e não tenho comentários.
Chana admite: ‘Nós a aconselhamos a não falar’
Rita Orsi, chefe do handebol brasileiro em Londres, fez questão de falar diretamente do assunto, lembrando que não há polêmica, já que se trata de uma questão meramente particular.
- Não estamos pensando em colocar pedra em assunto nenhum. Só achamos que não é o momento de darmos valor a um tipo de conversa que vai desfocar. A Mayssa é uma grande goleira, vive uma fase maravilhosa. Uma situação natural da vida particular dela não nos diz respeito. Essa é uma situação natural do cotidiano de qualquer pessoa. Ela é amada e muito querida, além de grande atleta.
mayssa handbol londres 2012 (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Mayssa conversa com chefe da equipe e assessora
de imprensa (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Companheira de posição de Mayssa e jogadora mais experiente da delegação, a goleira Chana também encarou o caso de frente. A chateação com a repercussão era visível, assim como a exposição de um assunto que foge do que acontece em quadra.
- Ninguém perguntou sobre o fato de termos jogado contra a maior jogadora da história. Estamos dispostas a responder tudo, mas ficamos chateadas. Gostaríamos de falar de tudo que passamos para conquistar um respeito que temos fora e não no nosso próprio país. Por que o foco ser na vida privada e não na atuação? Nós a aconselhamos a não falar sobre a vida privada - afirmou.
Chana não acredita, porém, que a polêmica vá causar danos à equipe brasileira ou à paraibana, que joga na França há seis anos e foi surpresa na lista olímpica, levando a melhor sobre Bárbara, cortada.
- Não acredito que vá atrapalhar. Estamos muito unidas e fortes. Vamos dar todo apoio a ela, que é uma menina muito forte.
Com duas vitórias, o Brasil é o segundo colocado no Grupo A do torneio olímpico, e encara a Grã-Bretanha, lanterna, nesta quarta, às 12h15m (de Brasília), na Caixa de Cobre, a casa do handebol no Parque Olímpico.
O torneio de handebol feminino em Londres conta com 12 seleções, divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios: quem perder está eliminado.

Fotos ‘ousadas’ irritam esposa de Bryant. Mesmo assim, ela está em Londres


Astro da seleção americana de basquete, Kobe Bryant arrumou um problema em casa. Segundo o site americano ”TMZ”, fotos do ala-armador, sem camisa, ao lado de duas belas moças em Londres, sede das Olimpíadas, teriam irritado sua esposa, Vanessa. De acordo com a publicação, Bryant teria tirado a camisa depois de, acidentalmente, alguém ter derrubado bebida sobre ele.
Mesmo ”enfurecida”, a mulher do atleta não deixou de viajar para a capital britânica para acompanhar a performance do marido. Ao lado de suas duas filhas, Vanessa foi flagrada fazendo compras em lojas de marca em Londres.

Spice girl do dia: beldade húngara da natação 'tira o fôlego' em Londres


Zsuzsanna Jakabos Spice Girl musa Londres (Foto: EFE)Zsuzsanna Jakabos: musa do dia (Foto: EFE)
Mais uma atleta húngara deixou muitos torcedores babando durante o quarto dia de competições nas Olimpíadas de Londres.Depois da bela judoca Hedvig Karakas,agora é a vez da charmosa nadadora Zsuzsanna Jakabos ser eleita a Spice Girl do dia, a musa dos Jogos nesta terça-feira.
No Centro Aquático da capital britânica, a jovem de apenas 23 anos mostrou que beleza e talento podem nadar na mesma raia. Com suas longas e cacheadas madeixas, os olhos verdes e o sorriso encantador, Zsuzsanna se destacou na piscina.
A beldade da Hungria ainda volta a competir em Londres nesta sexta-feira, quando participa da prova do revezamento 4x100 medley

Na 'casa' de Mirandinha, Brasil pega Nova Zelândia pela liderança do grupo


Atualmente, 14 brasileiros disputam o Campeonato Inglês. Mas para chegar a tal número, alguém precisou abrir o caminho lá atrás. Foi o caso do ex-atacante Mirandinha, ex-Palmeiras e Corinthians, no final da década de 80, quando o cearense foi pioneiro ao defender o Newcastle. É justamente o estádio da equipe alvinegra que vai receber a Seleção de Mano Menezes nesta quarta-feira, às 10h30m (de Brasília), contra a Nova Zelândia, pela última rodada do Grupo C do torneio masculino de futebol das Olimpíadas.
O confronto em St. James Park será transmitido ao vivo pelo SporTV e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Uma vitória mantém a seleção brasileira, que tem seis pontos, com 100% e garantida na primeira colocação do Grupo C, continuando em Newcaslte nas quartas contra o segundo da chave D (Japão, Honduras ou Marrocos, pois a Espanha está eliminada) no próximo sábado. Com um empate, o time canarinho também assegura a ponta. Em caso de derrota, apenas a Bielorrússia, que soma três, pode ultrapassar o time de Mano se alcançar um triunfo diante do Egito (empatado com a Nova Zelândia com um), também nesta quarta-feira. O segundo lugar coloca o Brasil contra o primeiro do Grupo D, em Manchester.
Mirandinha na obra do Castelão com camisa do New Castle (Foto: Luana Andrade/ Globoesporte.com)Mirandinha no Castelão com a camisa do Newcastle: primeiro brasileiro no Inglês  (Foto: Luana Andrade)
Toda a ligação de Newcastle com o Brasil começou mesmo com Mirandinha. Ele foi o precursor da invasão brasileira na Premier League. Em um amistoso da Seleção contra a Inglaterra, no dia 19 de maio de 1987, ele marcou um dos gols do empate de 1 a 1 e acabou contratado pelo clube. Foram duas temporadas na Inglaterra. Ao todo, o ex-atacante marcou 23 vezes em 67 jogos.
- Lembro pouco do Mirandinha, mas meu pai sempre falou dele. Era um jogador rápido, que atuou pela seleção brasileira... É o que eu sei – disse Carl Allenbrick, que estava na bilheteria do St. James Park em busca de ingressos para o jogo entre Brasil e Nova Zelândia.
Mirandinha nos tempo s de New Castle, da Inglaterra (Foto: Divulgação / NewCastle)Mirandinha em ação pelo Newcastle: contratação
após gol na seleção inglesa (Foto: Divulgação)
Atualmente, Mirandinha é consultor da obra do Castelão e responsável por divulgar o balanço das obras. Em entrevista no estádio da Copa do Mundo de 2014, o ex-jogador lembrou dos tempos em que atuou no Newcastle.
- Quando joguei lá, o Newcastle não era nem de longe o time que é hoje. Mas foi um sonho jogar lá. Agora, a Seleção vai jogar e vai fazer o pessoal lembrar de todo um passado brilhante na cidade. O time brasileiro tem a chance de fincar a bandeira do futebol brasileiro na Inglaterra – afirmou Mirandinha.
O ex-jogador também lembrou as Olimpíadas de 1988, disputadas em Seul, na Coreia do Sul. Naquela ocasião, o time de futebol masculino do Brasil ficou com a medalha de prata ao ser derrotado pela antiga União Soviética, mas Mirandinha acabou fora porque atuava na Inglaterra.
HORÁRIOJOGOCIDADEGRUPO
10:30Brasil x Nova ZelândiaNewcastleC
10:30Egito x BielorrússiaGlasgowC
13:00México x SuíçaCardiffB
13:00Coreia do Sul x GabãoLondresB
13:00Japão x HondurasCoventryD
13:00Espanha x MarrocosManchesterD
15:45Senegal x EmiradosCoventryA
15:45Grã-Bretanha x UruguaiCardiffA
 - Em 1987, se a Seleção que conseguiu a vaga para as Olimpíadas (no Pré-Olímpico) tivesse ido para o torneio, teria conquistado a medalha de ouro. Eu mesmo não fui porque o Newcastle não me liberou – contou.
Mirandinha ainda comentou o desempenho da atual Seleção de Mano Menezes nas Olimpíadas. Até o momento, o time canarinho venceu o Egito, em Cardiff, por 3 a 2, e a Bielorrússia, em Manchester, por 3 a 1.
- A Seleção de hoje é boa, mas oscila muito e isso é preocupante. Espero que a Seleção vença convencendo porque até agora não convenceu.
Se na temporada 1987/1988, apenas o cearense atuava no país, a situação é bem diferente na 2012/2013. Os seguintes brasileiros vão disputar a competição: André Santos (Arsenal), Bruno Ribeiro (Blackburn), Ramires, David Luiz, Lucas Piazon e Oscar (Chelsea), Doni e Lucas Leiva (Liverpool), Anderson e Rafael (Manchester United), Fábio e Bruno Perone (QPR), Gomes e Sandro (Tottenham). Destes, Rafael, Oscar e Sandro estão nas Olimpíadas.
Mano vai poupar titulares, e Ganso é dúvida para o confronto
A Seleção vai entrar em campo nesta quarta-feira com um time misto. O técnico Mano Menezes ainda não definiu a equipe, mas três mudanças seriam certas na equipe canarinho: as entradas de Alex Sandro, Lucas e Paulo Henrique Ganso. No entanto, este último reclamou de um desconforto na parte anterior da coxa esquerda e passou a ser dúvida para o duelo diante da Nova Zelândia.
Certo também é a saída de Hulk. Pendurado com um cartão amarelo, o jogador vai ser sacado da equipe. As outras alterações do comandante só serão divulgadas momentos antes do início da partida. O meia Lucas vibrou com a primeira oportunidade que pode ter como titular do time canarinho.
- A expectativa é grande. Se o Mano precisar, eu estou à disposição. Se eu tiver a chance, vou procurar ajudar a Seleção para vencer a partida.
Mano Menezes no treino da seleção em Newcastle (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Mano Menezes no último treino da Seleção antes do jogo: dúvida sobre titulares (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Nova Zelândia ainda sonha com a vaga
Ao lado do Egito, os adversários da Seleção nesta quarta-feira somam apenas um ponto no Grupo C. A Bielorrússia está na segunda colocação, com três. Caso consiga vencer o Brasil por um gol de diferença, a Nova Zelândia precisa torcer apenas por um empate entre os rivais para alcançar a próxima fase.
Confrontos das quartas serão conhecidos
O adversário do Brasil e todos os confrontos das quartas de final serão conhecidos após a rodada desta quarta, quando outros três grupos serão definidos. Pelo Grupo A, o Uruguai joga sua sobrevivência contra a Grã-Bretanha, às 15h45 (horário de Brasília), em Cardiff, País de Gales. Com apenas três pontos, a Celeste precisa vencer os donos da casa para garantir a vaga. Um empate classifica os britânicos, que lideram a chave ao lado do Senegal, com quatro pontos. No mesmo horário, em Coventry, a seleção africana enfrenta os Emirados Árabes e avança com um empate.
Pelo Grupo B, México e Suíça jogam às 13h (de Brasília), em Cardiff. Com quatro pontos, os mexicanos jogam por um empate para avançar. Com um ponto, os europeus só asseguram vaga nas quartas - sem depender de outros resultados - com uma vitória por dois gols de diferença. No mesmo horário, em Londres, Coreia do Sul e Gabão vivem situações semelhantes. Os asiáticos têm quatro pontos e jogam pelo empate. Já os africanos só avançam se vencerem por uma boa diferença de gols.
O adversário do Brasil sairá do Grupo D. Já classificado, o Japão enfrenta Honduras, às 13h, em Coventry. Com um empate, garante a primeira colocação. Os hondurenhos, no entanto, também precisam de um ponto para assegurar a vaga nas quartas de final. Apontada como uma das favoritas antes do torneio, mas eliminada com uma rodada de antecedência, a Espanha fechará sua campanha nos Jogos Olímpicos, contra Marrocos, em Manchester. Os africanos ainda têm uma pequena chance de classificação. Precisam vencer e torcer pelos japoneses contra Honduras.
BRASIL X NOVA ZELÂNDIA
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Alex Sandro; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Lucas e Leandro Damião.O´Keeffe; Thomas, Hogg, Smith e Nielsen; Payne, Barbarouses, McGlinchey e Smeltz; Rojas e Wood.
Técnico: Mano MenezesTécnico: Neil Emblen.
Local: St. James Park, em Newcastle (Inglaterra). Horário: 10h30m (de Brasília) Árbitro: Bakary Papa Gassama (SEN). Auxiliares: Jason Damoo (Ilhas Seychelles) e Angesom Ogbamariam (Eritréia)
TRANSMISSÃO: Assista à partida ao vivo pelo Sportv e acompanhe em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.