16 de jul. de 2012

Sem brasileiros, Uefa divulga lista dos melhores que atuam na Europa


montagem Cristiano Ronaldo Xavi Ozil Euro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)CR7, Xavi e Özil estão na lista divulgada pela Uefa
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A Uefa anunciou nesta segunda-feira os nomes dos 32 atletas que vão concorrer ao prêmio de melhor jogador da Europa de 2012.Messi, ganhador da primeira edição, em 2011, puxa a lista, que não tem brasileiros.
O prêmio surgiu por iniciativa do presidente da Uefa, Michel Platini, e substitui a distinção que premiava o Jogador do Ano na Europa. Tal como aconteceu em 2011, jornalistas oriundos das 53 federações filiadas à entidade que comanda o futebol do Velho Continente formaram o júri e elaboraram uma lista com os seus jogadores preferidos, ordenados de 1 a 5, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo quatro e assim sucessivamente.
O site oficial da Uefa vai divulgar no próximo dia 14 de agosto os nomes dos três jogadores mais pontuados na primeira fase da votação. Será depois realizada uma eleição direta, em Mônaco, onde os mesmos jornalistas utilizarão um sistema eletrônico para determinar o vencedor entre os três candidatos.
Messi é um dos quatro jogadores do Barça na lista. Os outros três - Xavi, Iniesta e Fàbregas – integraram a seleção da Espanha vencedora da última Eurocopa. Três dos seus colegas de Fúria, Xabi Alonso, Casillas e Sergio Ramos, estão entre os seis jogadores candidatos do Real Madrid e juntam-se ao trio português formado por Cristiano Ronaldo, Pepe e Coentrão.
messi barcelona gol rayo vallecano (Foto: Agência AP)Messi é atual vencedor do prêmio (Foto: Agência AP)
Assim como o Real, o Manchester City, campeão inglês, também está representado por seis jogadores, dois a mais que o Chelsea, campeão da Liga dos Campeões da Uefa. Na lista, atletas de 12 clubes aparecem, incluindo o Atlético de Madri, que contou com a inspiração do colombiano Falcao García para conquistar a Liga Europa pela segunda vez em três temporadas.
“Zebra” galesa na lista
No meio de nomes consagrados, aparece o de Leslie Davies, atacante galês que veste a camisa 9 do modesto Bangor City, do País de Gales, autor de 16 gols no último campeonato nacional do seu país.
O jogador de 27 anos, chamado pelos torcedores de "Big Les" por causa da sua altura (1,91m), é tão desconhecido que o próprio site oficial da Uefa sequer tem uma foto do atleta, numa seção destinada ao perfil de jogadores que disputam competições da entidade.
"Jogador obscuro": Leslie não tem nem página na wikipedia (Foto: Reprodução / The Score)"Jogador obscuro": Leslie não tem nem página na wikipedia (Foto: Reprodução / The Score)
A lista de 32 jogadores é a seguinte (por ordem alfabética):
Agüero (ARG) – Manchester City
Xabi Alonso (ESP) – Real Madrid
Balotelli (ITA) – Manchester City
Jakub Błaszczykowski (POL) – Borussia Dortmund
Buffon (ITA) – Juventus
Casillas (ESP) – Real Madrid
Petr Čech (RTC) – Chelsea
Coentrão (POR) – Real Madrid
Leslie Davies (WAL) – Bangor City
Drogba (CIV) – Chelsea FC (agora no Shanghai Shenhua FC)
Fàbregas (ESP) – FC Barcelona
Falcao García (COL) – Atlético de Madri
Joe Hart (ING) – Manchester City
Ibrahimović (SUE) – Milan
Iniesta (ESP) – Barcelona
Kagawa (JAP) – Borussia Dortmund (agora no Manchester United)
Vincent Kompany (BEL) – Manchester City
Lampard (ING) – Chelsea
Messi (ARG) – Barcelona
Luka Modrić (CRO) – Tottenham Hotspur
Özil (ALE) – Real Madrid
Pepe (POR) – Real Madrid
Pirlo (ITA) – Juventus
Sergio Ramos (ESP) – Real Madrid
Raúl (ESP) – Schalke 04 (agora no al-Sadd Sports Club)
Cristiano Ronaldo (POR) – Real Madrid
Rooney (ING) – Manchester United
David Silva (ESP) – Manchester City
Fernando Torres (ESP) – Chelsea
Yaya Touré (CIV) – Manchester City
Van Persie (HOL) – Arsenal
Xavi (ESP) –  Barcelona

Nenhum comentário: