18 de jul. de 2012

CORINTHIANS IMPÕE SUPERIORIDADE E PASSEIA NO ENGENHÃO: 3 A 0 NO FLA


  • estatística
    Ralf
    Marcador implacável, Ralf foi quem mais roubou bolas na partida: cinco, sendo quatro no primeiro tempo. Foi também quem mais fez faltas: seis.
  • a decepção
    Bottinelli
    O argentino não desempenhou bem a função de armar as jogadas e ainda falhou no primeiro gol corintiano. Deu lugar a Adryan após o intervalo.
  • o nome do jogo
    Douglas
    O meia ocupou a vaga de Alex e se saiu bem, transformando suas duas finalizações na partida em gols. Ele participou das dez rodadas do Brasileiro.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
376 comentários
De um lado, o atual campeão brasileiro e da Libertadores. Do outro, uma equipe que sequer chegou a uma final de turno no Campeonato Carioca e não consegue emplacar uma boa atuação no Brasileirão. A diferença técnica entre os times de Corinthians e Flamengo na atualidade ficou clara no Engenhão nesta quarta-feira. Superior do início ao fim do jogo, o Timão ainda desperdiçou um pênalti, com Emerson, mas venceu por 3 a 0 e chegou a 11 pontos, subindo para o 13º lugar no Brasileiro. Já os cariocas caíram para a décima posição, com 15 pontos, e provocaram a ira de parte da torcida. Os últimos minutos da partida transcorreram com gritos de protestos contra a presidente Patricia Amorim e o técnico Joel Santana.
No primeiro jogo do Corinthians desde a negociação de Alex com o Al Gharafa, do Qatar, Douglas assumiu a posição com brilho. Chamado de Tufão por seus companheiros por causa de sua briga com a balança, o jogador mostrou que os cinco quilos perdidos no último mês surtiram efeito e marcou dois gols, aproveitando a chance de jogar ao lado dos titulares depois de várias partidas com a equipe reserva. Danilo completou o placar com um lindo chute.
- Com a equipe que tem entrosamento, é mais fácil mostrar futebol - argumentou Douglas, dando de ombros para eventuais críticas. - Sou tranquilo, trabalho sério, tenho que mostrar meu futebol para a diretoria e para o treinador. Se o pessoal acha que está bacana, está bacana. Não quero agradar a imprensa. 
O Flamengo sofreu com os erros individuais de Bottinelli e Renato nos gols de Douglas e com a falta de criatividade da equipe, que pouco ameaçou o gol de Cássio: finalizou sete vezes, contra 13 do adversário. O confronto dos dois clubes de maior torcida no país contou com 12.027 pagantes no Engenhão.
- O Corinthians ganhou em erros nossos. Erramos duas vezes seguidas, e saíram dois gols. Com a experiência que o Corinthians tem, pois ganhou Brasileiro e Libertadores, se fechou para jogar no contra-ataque. Não foi um jogo em que eles dominaram a nossa equipe. Foi um jogo em que erramos e eles fizeram os gols - avaliou o meia Renato.
Depois de um início difícil no Brasileirão por causa das atenções voltadas para a Libertadores, o Corinthians conseguiu sua primeira vitória fora de casa. O Flamengo perdeu seu primeiro jogo como mandante - no Engenhão, já havia sido derrotado pelo Fluminense em clássico no qual o Tricolor tinha o mando de campo.
Douglas gol Corinthians (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Chamado de Tufão pelos companheiros, Douglas comemora no Engenhão (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
Amplo domínio corintiano
Antes do jogo, Tite agradeceu a Joel Santana por suas dicas para o confronto com o Emelec, pela Libertadores. Mas as gentilezas pararam por aí. Com revezamento constante, sem guardar posição, Danilo, Emerson e Romarinho causaram dor de cabeça à defesa do Flamengo desde o início do jogo. A primeira chance começou em boa jogada de Romarinho e Danilo pela direita e passou pela finalização de Paulinho antes de chegar às mãos de Paulo Victor.
Com problemas na defesa, o Flamengo também encontrava dificuldades na criação e mal conseguia se aproximar da área corintiana. Com marcação implacável e ótima atuação de Ralf, o Timão roubava a bola com frequência no meio-campo e saía em velocidade. Em certo momento do primeiro tempo, a partida se transformou num duelo entre Romarinho e Paulo Victor. O xodó corintiano finalizou três vezes entre os 14 e os 20 minutos, porém o goleiro rubro-negro trabalhou bem em todas as oportunidades.
A defesa rubro-negra segurava o ataque corintiano aos trancos e barrancos, mas não contava com o erro individual de Bottinelli, que perdeu a bola para Douglas no campo de defesa. O meia do Timão avançou sozinho e chutou cruzado para abrir o placar.
No primeiro bom ataque do Flamengo, Bottinelli, que a essa altura era vaiado pela torcida, sofreu falta de Chicão a um passo da linha da grande área. Mas a cobrança retratou o desenrolar do jogo no primeiro tempo: o meia argentino rolou para Renato, que errou o chute e armou contra-ataque do Corinthians. Emerson correu o campo inteiro e foi desarmado por Magal já na meia-lua da área de Paulo Victor.
Com o domínio da partida, o Timão ampliou a vantagem após outra falha individual de um rubro-negro: aos 39 minutos, Renato, ao tentar desarmar Paulinho, tocou de calcanhar para a entrada da área. Douglas chutou de primeira e marcou seu segundo gol na partida.
Bottinelli, flamengo x Corinthians (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Bottinelli tenta vencer marcação de Paulinho: argentino foi mal e saiu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Rubro-Negro não esboça reação
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Adryan na vaga de Bottinelli. Mesmo com mais posse de bola, o Rubro-Negro continuava distante da área defendida por Cássio. Logo no início, Emerson perdeu boa chance após passe de Paulinho. O terceiro gol saiu aos nove minutos, depois de linda jogada coletiva: Douglas recebeu de Alessandro e tocou com o lado do pé para Romarinho, que encontrou Danilo livre na esquerda. O camisa 20, de primeira, acertou belo chute à direita de Paulo Victor.
Joel Santana voltou a apostar na garotada ao trocar Hernane por Mattheus, aos 20 minutos. Mas outro apagão de um jogador rodado proporcionou grande chance ao Corinthians, aos 25, quando Airton cometeu pênalti infantil, colocando o pé na frente de Emerson. Foi a senha para os torcedores rubro-negros começarem a xingar a presidente Patricia Amorim. Porém, logo depois eles finalmente tiveram um motivo para comemorar, quando Paulo Victor defendeu a penalidade batida pelo Sheik.
Após gritar o nome do goleiro, parte da torcida passou a pegar no pé de Joel Santana, e um grupo chegou a ficar de costas para o gramado como forma de protesto, aos gritos de "time sem vergonha". Já o maior ídolo do clube foi lembrado com o coro de "Zico é o nosso rei".
Nos últimos minutos, o Corinthians apenas tocou a bola para administrar a vantagem, enquanto o Flamengo não conseguia esboçar qualquer reação.

Nenhum comentário: