17 de jul. de 2012

Apresentado no Inter, Juan fala em obsessão pelo título do Brasileiro


Juan é apresentado oficialmente como reforço do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Juan é apresentado oficialmente como reforço do
Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Um zagueiro experiente, com passagem por Seleção e pelo futebol europeu. Com as características desejadas pelos dirigentes do Inter, que desde o fim do ano passado buscava um defensor assim, Juan foi apresentado na noite desta terça-feira e assinou contrato por dois anos, com possibilidade de renovação por outra temporada.

Simples e de poucas palavras, Juan fala a língua da diretoria colorada. Na primeira entrevista coletiva como atleta vermelho, falou em obsessão pelo Brasileirão, que o Inter não conquista desde 1979.

- Estou muito motivado. O Brasileirão é um título que também busco, já que nunca conquistei. O Inter já era um time forte e se reforçou. Espero que essa união consiga levá-lo ao título - afirmou.

Juan ainda não sabe exatamente quando estará disponível para o técnico Dorival Júnior. Estava trabalhando no Roma desde o dia 5, na reapresentação do clube italiano, mas ainda terá de passar por uma readaptação física.
A contratação de Juan levou mais de 40 dias. Tudo começou com uma ligação do empresário Tadeu Oliveira para o presidente Giovanni Luigi oferecendo o atleta. A resposta foi positiva caso fosse somente pelo salário, sem a necessidade de pagamento ao Roma - clube com o qual tinha mais um ano e meio de contrato.

- Levei o Luciano Davi e o Fernandão à casa do Juan, no Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, eles escutaram um “não”. Mas ele é o tipo de jogador que gosta de pensar antes de tomar decisão. Insisti até que, na última semana, ele aceitou a proposta - explicou Tadeu.

A negociação passou por dois complicadores. Primeiro, a desvinculação do Roma. Depois, o mais difícil: Juan estava apalavrado com a diretoria do Flamengo, o que causou revolta da presidente Patrícia Amorim e do diretor de futebol Zinho no Rubro-Negro.

- É bom esclarecer esse assunto. Sempre deixei claro qual era minha prioridade, pela identificação que tinha com o Flamengo. Mas sou profissional, e existem etapas. O Inter mostrou uma coisa mais concreta. Me senti mais seguro para optar pelo clube - explicou.

Trajetória
Revelado pelo Flamengo, Juan profissionalizou-se em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a transferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equipe alemã, foi contratado pelo Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (2007-2008) e da Supercopa da Itália (2007-2008).
O zagueiro também teve sólida passagem pela seleção brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).
Ficha técnica:
Nome: Juan Silveira dos Santos
Nascimento: 1º/02/1979 (Rio de Janeiro)
Altura: 1m82cm
Clubes: 1996-2002: Flamengo (245/29 gols)
2002-2007: Bayer Leverkusen (139 jogos/10 gols)
2007-2012: Roma (118 jogos/9 gols)

Nenhum comentário: