16 de jun. de 2012

Maracanã completa 62 anos, ganha bolos e chuteiras do sérvio Petkovic


Em meio às obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014, o Maracanã completou 62 anos com festa neste sábado. Com a presença de Petkovic, o estádio ganhou seis bolos feitos por cozinheiros brasileiros, franceses e belgas.
O ex-camisa 10 do Flamengo aproveitou a solenidade para doar para o museu do Maracanã o par de chuteiras que usou em sua despedida, no ano passado, contra o Corinthians. O curioso é que a partida foi no Engenhão. Petkovic lamentou o fato, mas revelou que ainda pretende pisar no gramado do Maracanã, em evento festivo após a reforma.
- Foi no Engenhão porque o Maracanã estava em obra. Não dava para esperar o fim da reforma, pois eu estaria com 40 anos (risos). Mas a chuteira da despedida ficará aqui. O Maracanã tem um significado importante pra mim. Passei por grandes momentos, títulos, gols, a energia das arquibancadas. O Maracanã tem que ficar pronto para a Copa das Confederações no ano que vem. Depois disso podemos pensar em algum evento beneficente, um jogo festivo entre craques e artistas. O Maracanã merece um espetáculo. Quem não vai querer jogar em um estádio modernizado, mas com a historia preservada? – questionou Petkovic.
festa maracanã 62 anos (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Ao lado de Marcia Lins, Pet celebra os 62 anos do Maracanã (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
A chef Ana Ribeiro, do Instituto Maniva, responsável por um dos seis bolos para o aniversário do estádio, se disse honrada por participar do evento. Sua receita foi inusitada: bolo de cupuaçu, com creme de achocolatado crocante e sementes de fava tonka.
- É um privilégio, uma honra ter essa oportunidade de homenagear o Maracanã e pensei em fazer o coração do estádio.
Oito operários que trabalham nas obras e comemoram aniversário neste sábado também foram homenageados e receberam pedacinhos da arquibancadas
- Todo trabalhador sonha em trabalhar numa obra como essa. Esperava, na verdade, trabalhar em Recife, mas acabei vindo para cá. Tirei fotos no começo da estrutura sendo montada. Agora, está bem adiantada. Certamente estará pronta na hora – disse o mecânico montador José Carlos Albuquerque, que saiu da Bahia para trabalhar nas obras do Maracanã, e completou 44 anos neste sábado.
maracanã 62 anos mecânico José Carlos Albuquerque (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Casualmente, turistas venezuelanos participaram
da festa (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Dois turistas venezuelanos que visitavam casualmente o Maracanã também acabaram entrando na festa.
- Foi casual. Minha esposa estava trabalhando em Macaé há duas semanas e vim para o Rio fazer turismo. Não sabia que o Maracanã completaria 62 anos. É uma grande honra estar aqui hoje – frisou o engenheiro mecânico venezuelano, Argenes Garcia, que estava acompanhado de sua mulher, Marjorie Reyes.
A secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, lembrou que daqui a exato um ano o estádio receberá um jogo da Copa das Confederações.
- O Maracanã faz parte da historia. É uma obra de arte como são esses bolos. Daqui a exatamente um ano esse estádio receberá o primeiro jogo da Copa das Confederações. Acho que todos que estão aqui se sentem fazendo aniversário hoje – disse Lins.
A promessa do Governo do Rio de Janeiro é de que o Maracanã será entregue em fevereiro de 2013. O estádio receberá três jogos da Copa das Confederações e sete da Copa do Mundo. O Maracanã será palco da decisão das duas competições. Até o momento, 56% das obras foram concluídas.
 

Nenhum comentário: