8 de jun. de 2012

Enquanto Cristiano Ronaldo não chega, brasileiro rouba a cena em Lviv


A partir desta sexta-feira e até a noite deste sábado, quando Portugal e Alemanha se enfrentam pela primeira rodada do Euro 2012, o centro das atenções em Lviv será Cristiano Ronaldo, como quase sempre acontece por onde o craque português passa. Mas enquanto ele não chega, o favorito dos fãs na cidade ucraniana é um brasileiro. Danilo Avelar mal desembarcou em Lviv na noite de quinta-feira e já foi cercado por torcedores. Jogador do Karpaty Lviv, o maior clube local, ele está de volta para começar a pré-temporada, bem no meio da Eurocopa.
Danilo Avelar, meia brasileiro do Karpaty (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Danilo Avelar, meia brasileiro do Karpaty (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
- O Campeonato Ucraniano começa dia 14 de julho, logo depois da Euro. O intervalo aqui é maior no meio da temporada, por causa do inverno, do que entre o fim de um campeonato e o início de outro - explica o paranaense, de 22 anos, que atua como meia e lateral-esquerdo.
Após os muitos pedidos de fotos, Danilo deixa o pequeno e bagunçado, porém charmoso, terminal doméstico do aeroporto em busca de um táxi. Negocia o preço com o motorista em russo e ao mesmo tempo liga para um companheiro de equipe falando em inglês.
- Aqui a gente tem que aprender a se virar. Quase ninguém fala inglês. Na região, as pessoas falam ucraniano, mas a maioria no Karpaty fala russo, então aprendi para facilitar a comunicação - diz o meia, ao mesmo tempo em que convence o motorista a fazer um abatimento no valor da corrida.

- Com a Eurocopa, eles vão aumentar bastante os preços, mas eu normalmente prefiro andar de táxi. A cidade não é muito grande e eu nem tenho carro aqui.
Danilo Avelar chegou ao Karpaty Lviv em 2010, após chamar a atenção dos ucranianos disputando o Campeonato Paulista pelo Rio Claro. Após destacar-se numa partida contra o alemão Borussia Dortmund pela Liga Europa, foi contratado por empréstimo pelo Schalke 04. Na Alemanha, disputou três partidas da Bundesliga e acabou retornando à Ucrânia. Pouco depois, rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e passou longo tempo longe dos gramados. Quando voltou, o Karpaty estava lutando para não cair e escapou por pouco. Foi o 14º lugar entre 16 concorrentes.
Danilo Avelar em ação pelo Karpaty (Foto: Site oficial do Karpaty)Danilo Avelar em ação pelo Karpaty (Foto: Site oficial do Karpaty)
- O problema no joelho me atrapalhou um pouco. Tinha outras propostas. Agora vou começar a treinar e esperar durante a janela de transferências por outras possibilidades. Tenho passaporte italiano e isso ajuda muito. Enquanto isso, vou tentar aproveitar para assistir aos jogos da Eurocopa - afirma o brasileiro, que ainda está tentando um ingresso para ver Alemanha x Portugal.
O jogo acontece na Arena Lviv, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e do SporTV neste sábado. O estádio é o mesmo em que o Karpaty manda suas partidas e onde, depois que Cristiano Ronaldo for embora, Danilo Avelar voltará a ser o favoritos da torcida.

Nenhum comentário: