6 de jun. de 2012

Contra a Fúria, Croácia aposta em paz do interior e esquece o ‘rock’


Apontada como “terceira força” do Grupo C da Eurocopa, a Croácia tem a dura missão de passar por Itália e, especialmente, pela atual campeã Espanha para se garantir nas quartas de final (Irlanda é a outra a integrante). E para conseguir derrubar a Fúria, a antiga república iugoslava aposta na calma e tranquilidade. Prova disso foi a escolha do QG da seleção na Polônia: a pequena cidade de Warka.
Croácia, Eurocopa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Warka: o local escolhido para a concentração croata (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Localizada a 60 km da capital Varsóvia, o lugarejo tem pouco mais de 11 mil habitantes que não escondem a satisfação de receber os croatas. Por todos os cantos e ruas, placas e bandeiras davam às boas vindas do time de Modric, Eduardo da Silva e companhia.
Croácia, Eurocopa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Clima do local da concentração croata é bem
tranquilo (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
E nesse clima de paz, os jogadores e comissão técnica esperam repetir o feito de quatro anos atrás na própria Euro, quando passaram pela primeira fase com três vitórias em três jogos, uma delas sobre a poderosa Alemanha.
- Todos os grupos são muito difíceis. É um campeonato até mais complicado que a Copa do Mundo. Mas acho que temos uma chance. Estamos trabalhando para isso – afirmou o técnico Slaven Bilic.
O atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, do Shakhtar Donetsk, lembrou também a necessidade de uma dose de sorte. Uma vez que, apesar da campanha sensacional na fase de grupos da última Euro, a equipe acabou caindo nas quartas de final diante da Turquia, nos pênaltis, após levar o gol de empate nos acréscimos da prorrogação.
- A Itália e a Espanha são favoritas na chave com certeza, mas podemos surpreender. Só precisamos ter um pouquinho mais de sorte. Em 2008 estivemos perto – disse Eduardo da Silva, que vai para sua primeira Eurocopa (na última, não participou por conta de uma grave lesão que sofreu pouco antes da competição quando ainda defendia o Arsenal).
Nada de rock’n roll
Outra prova da concentração croata na Euro vem do técnico. Focado apenas na preparação da equipe, o técnico Slaven Bilic deixou sua paixão pelo rock de lado em prol da seleção. Em 2008, antes da competição, o treinador compôs a música “loucura explosiva” ("Vatreno Ludilo", em croata) com a sua banda (Rawbau, que, por sinal, está parada) para incentivar a equipe na competição. Agora, nada de música. Apenas trabalho.
Croácia, Eurocopa, Eduardo da Silva (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Eduardo da Silva é a esperança de gols da Croácia (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
- Não houve nenhum motivo especial para não fazer algo desse gênero novamente. Na verdade, sim. A falta de tempo por causa da nossa preparação. Mas isso não quer dizer que não estou empolgado – salientou Bilic.
Ao saber que a reportagem do GLOBOESPORTE.COM era do Brasil, o técnico, que vai deixar o comando da Croácia após a Euro, podendo inclusive retomar sua vida de guitarrista, sorriu:
- Gosto muito do Sepultura - afirmou, se referindo ao grupo de heavy metal brasileiro.
A Croácia estreia na Eurocopa no próximo domingo contra a Irlanda, em Poznan, Às 15h45 (de Brasília). Essa partida e todas as outras da competição serão transmitidas ao vivo peloGLOBOESPORTE.COM e SporTV.com.
Croácia, Eurocopa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Warka está bem no clima da Croácia para a Eurocopa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com

Nenhum comentário: