15 de jun. de 2012

Coisa de maluco: Ibson lembra papo com Pelé e volta à turbulência do Fla


Afinal, Ibson é maluco ou não? Essa foi a palavra que o jogador mais ouviu quando resolveu trocar o Santos, time da moda, pelo Flamengo, que enfrentava um momento de pressão depois das eliminações na Libertadores e no Carioca. Para se defender das acusações sobre sua sanidade mental, o volante diz que não rasga dinheiro, mas confessa que foi uma loucura quando recebeu um convite e se viu cara a cara com Pelé. Aos 28 anos, ele se orgulha de ter defendido o time do Rei do futebol, mas diz que o Rubro-Negro de Zico é diferente de tudo.
Ibson flamengo (Foto: Janir Junior / globoesporte.com)Ibson justifica troca de Santos por Fla: 'Vestir essa camisa é diferente' (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
- Diziam muito que eu era maluco por sair do Santos. Maluco eu não sou, não rasgo dinheiro. Claro que saí de um grande clube, com uma equipe que jogava junta há bastante tempo, e vim para um clube que estava em turbulência, que infelizmente não se classificou para a Libertadores, estava num clima ruim, ficou 30 dias parado. Mas eu cheguei bastante feliz, tenho o Flamengo guardado dentro do meu coração. Nosso time está bom, não temos uma equipe ruim. Espero que possamos mostrar isso dentro de campo - afirmou Ibson, dono da camisa 7, número que mereceu uma tatuagem em sua perna direita.
Ele explica por que acha que jogar no Flamengo é fora do comum:
Diziam muito que eu era maluco por sair do Santos. Maluco eu não sou, não rasgo dinheiro. Mas eu cheguei bastante feliz, tenho o Flamengo guardado dentro do meu coração. Nosso time está bom, não temos uma equipe ruim"
Ibson
- Aqui é mais complicado, a torcida, é pressão o tempo todo, são 40 milhões de torcedores, vestir essa camisa é diferente, não é fácil.
Na Baixada Santista, a mulher Cinthia fez amizade com a esposa de Edinho, filho de Pelé. As duas jogavam futevôlei juntas. Numa bela tarde de folga, o telefone tocou. Do outro lado da linha, veio um convite que mexeu com a cabeça do jogador.
- Foi uma coisa meio maluca, conhecer o Pelé. Fizemos uma amizade bacana com o filho dele, Edinho. Minha esposa é amiga da mulher dele. Teve um dia que a gente estava em casa, e a esposa do Edinho ligou e convidou a gente para ir ao Guarujá, na casa do Pelé. Eu perguntei: “Para onde?” É, para a casa do Pelé. Fui muito bem recebido. Ele realmente é um cara sensacional, pegava meus filhos para brincar. Depois, eu estava concentrado, e minha esposa saiu para jantar com ele. Foi uma experiência muito bacana, meio louca, meio maluca. E não conversamos sobre futebol, até para ele deve ser complicado, as pessoas ficam muito em cima desse assunto. Foi uma reunião de família, conversa sadia - recordou.
tatuagem Ibson flamengo (Foto: Janir Junior / globoesporte.com)Ibson tem o número 7 tatuado na perna
(Foto: Janir Júnior / globoesporte.com)
Do passado para o presente, Ibson também conviveu com a maior estrela do futebol brasileiro na atualidade. Neymar virou um amigo e merece nota máxima na sua avaliação.
- Além de jogador, como ser humano o Neymar não é dez, é mil. A gente sempre se fala. Antes do jogo (contra o Corinthians, pela Libertadores, na quarta-feira), falei com ele, desejei sorte, estava na torcida. Não só ele como outros jogadores, como Edu Dracena, Arouca, Adriano, são amigos que eu fiz. Depois do jogo falei com o Borges. Temos uma amizade bacana. Pelos clubes que passei sempre fiz bons amigos. Isso é difícil de acontecer no futebol, mas nunca tive problema algum. Neymar é um garoto sensacional, sempre disposto a ajudar, último a sair do campo, treina sempre para melhorar.
Saiu de cena o menino da Vila, e o dia a dia de Ibson passou a ser ao lado da garotada do Flamengo. Apesar de ter bom relacionamento com todos os jogadores, o camisa 7 sempre é visto mais próximo dos jovens. A explicação vem escrita pela sua própria história no clube.
- Passei por essa transição dos juniores para o profissional quando subi em 2003. Você chega meio tímido, acanhado, olha para os caras que costumava ver pela televisão, e eles estão ao seu lado. Tento aproximar os mais novos. Mas brinco com todo mundo.
A camisa que Zico vestiu, como o Pelé vestiu a do Santos. É uma baita história, dois clubes que tiveram jogadores que marcaram a história do futebol, não só brasileiro como mundial. Fico feliz por ter vestido a camisa do Santos e do Flamengo"
Brincadeiras à parte, Ibson tem duas marcas sérias em seu currículo: ter defendido os times que um dia foram de Pelé e Zico.
- É a camisa que Zico vestiu, como o Pelé vestiu a do Santos. É uma baita história, dois clubes que tiveram jogadores que marcaram a história do futebol, não só brasileiro como mundial. Fico feliz por ter vestido a camisa do Santos e do Flamengo.
Para voltar a vestir a camisa do Flamengo, Ibson tem que trilhar um longo caminho. Não em campo, onde é titular absoluto, mas sim para chegar até o Ninho do Urubu, já que mora perto de Maricá.
- Coisa de maluco, levo uma hora e meia ou uma hora e quarenta (minutos) todo dia. Mas estou procurando um apartamento, uma casinha para alugar aqui no Rio, porque está brabo. Niterói é a terrinha, bacana, não tenho vontade de sair de lá. Mas está difícil porque a esposa está cobrando, o marido está faltando em casa, chega tarde e quer dormir. Aí a patroa reclama - revelou Ibson, que não é nem maluco de questionar Cinthia.

Neste domingo, Ibson, do Flamengo que já foi de Zico, enfrenta o Santos, que já foi de Pelé. A partida será às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
ibson durval neymar taça campeão paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ibson, Durval e Neymar na comemoração do título paulista deste ano pelo Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: